Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Airton Gurgacz parabeniza governo federal por aprovação de lei sobre crimes de importunação sexual

O parlamentar falou de dados preocupantes que revelam um alto índice de crimes sexuais no país


O deputado Airton Gurgacz (PDT) usou a tribuna em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (25) para parabenizar o governo federal pela aprovação da lei que tipifica os crimes de importunação sexual e divulgação, sem consentimento, de vídeos com quaisquer cenas ou apologias a prática do estupro.
 
“Essa medida é de extrema importância para a sociedade brasileira, principalmente para as mulheres”, ressaltou o parlamentar. “Como representante da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso eu não poderia deixar de dar minhas congratulações pelo feito”, argumentou.
 
Além de tipificar os crimes, a lei ainda penaliza os recorrentes crimes sexuais que ocorrem com mulheres nos transportes públicos.
 
Airton falou sobre um estudo publicado em dezembro de 2016, pela organização ActionAid que revelou dados graves: em 2014, segundo dados do Governo, foram quase 48 mil casos de estupro no Brasil. Uma média de um crime sexual a cada 11 minutos, sendo que cerca de 35% não são registrados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)