Quarta-feira, 28 de janeiro de 2015 - 20h01
No dia 18 de janeiro a Ecoporé finalizou o curso do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar (PEAAF)promovido pela Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso foi realizado no ambiente virtual de aprendizagem do MMA e voltado para agentes públicos e representantes da sociedade civil para desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar.
A monitora do curso, técnica da instituição, agrônoma Sheila Noele destacou a participação na aula presencial, ocorrida no viveiro de produção de mudas da Ecoporé, em Rolim de Moura. “Realizamos três dinâmicas e uma discussão acerca do conteúdo, quanto a aplicabilidade do curso no dia a dia de cada um, uma vez que o grupo é heterogêneo. Os alunos apresentaram as diferentes realidades que convivem e a necessidade de se trabalhar a EA (Educação Ambiental)”, disse.
Para o engenheiro florestal Álvaro Moraes, 57 anos, de Ji-Paraná, o curso proporcionou avanços em seu conhecimento e destacou a metodologia abordada. “Atuo na agricultura familiar e aplicarei todo o conteúdo abordado nesta área. Foi um enriquecimento muito grande, além do eficiente material didático disponível. A linguagem utilizada foi a do produtor rural e isso facilitou o entendimento e parabenizo a equipe da Ecoporé,” destacou o participante.
O curso fez parte das atividades do projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e contou ainda com o apoio da Faculdade São Paulo (FSP), que disponibilizou o laboratório de informática aos 45 participantes do curso.
O programa
O principal objetivo PEAAF é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. A sustentabilidade almejada para a agricultura familiar buscada a partir de processos formativos e projetos socioambientais que estimulem não apenas a troca de técnicas de produção, mas a transformação do conjunto de relações sociais e produtivas existentes no meio rural.
O PEAAF possui cinco linhas de ação estratégicas. Os cursos estão relacionados à Linha 3 do Programa que trata do “Apoio a processos educativos presenciais e à distância”.
Fonte: Natália Lima
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)