Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agricultores de Abunã terão áreas recuperadas para melhorar produção


 
Cerca de 40 produtores rurais da linha 23, do distrito de Abunã, estão sendo beneficiados com o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, da prefeitura de Porto Velho. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Wildes, esteve no local reunido com os agricultores para falar sobre o programa criado pelo prefeito Roberto Sobrinho, para incorporar ao processo produtivo áreas que antes eram consideradas “mortas” para o cultivo. Do encontro também participaram técnicos da secretaria municipal de Obras (Semob), responsável pela recuperação das estradas rurais.

O programa consiste na correção do solo com a aplicação de calcário que reduz o nível de acidez da terra. A acidez provoca o aparecimento de elementos tóxicos às plantas, afetando negativamente a lavoura e dificultando o aproveitamento dessas plantas, dos elementos nutritivos que existem no solo. As conseqüências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas. O calcário é o principal produto que corrige essa acidez, por ser constituído de uma rocha moída que contém em sua composição carbonato de cálcio e magnésio.

José Wildes lembrou que essa é a primeira vez que o programa atende os agricultores da região do Abunã. “Para eles essa tecnologia é uma novidade. E lá vamos apoiar o cultivo do abacaxi que é o grande potencial da região. Com a recuperação dessas áreas, acreditamos num aumento significativo na produção de abacaxi pelos produtores locais”, disse o secretário.

Nesse primeiro momento, está sendo feito o destocamento das áreas, que consiste na limpeza do local com trator de esteira, para que depois seja feita a gradagem, etapa em que o solo é revolvido por tratores agrícolas para poder receber o calcário. Na última etapa é feita a incorporação do calcário ao solo estéril.

 

Social, econômico e ecológico

Além de trabalhar o solo, outra vantagem apontada pelo secretário José Wildes, é que o programa de uma só vez consegue trabalhar o social, ao manter o agricultor e sua família com um trabalho estável no campo; o econômico, com a geração de renda por meio da venda dos produtos comercializados e o ecológico, ao evitar queimadas e o desmatamento.

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas foi criado para incorporar ao espaço produtivo do município, as áreas que deixaram de ser aproveitadas pelos agricultores e que por causa do abandono, ficaram improdutivas, transformando-se em capoeira (vegetação de arbustos). Isso acontecia porque o agricultor desmatava a floresta para fazer seu plantio e deixava de lado a terra depois que não conseguia plantar mais nada.

Com o programa a prefeitura de Porto Velho passou a trabalhar nesses terrenos, visando o reaproveitamento. A medida impede que novas glebas de floresta nativa sejam desmatadas ao permitir que o trabalhador rural permaneça no local onde antes ele plantava.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)