Quarta-feira, 21 de outubro de 2015 - 08h03
Integrantes da Associação dos Agentes Penitenciários Socioeducadores Servidores Penitenciários de Rondônia (Aasspen) estiveram reunidos na manhã de ontem, terça-feira (20), no gabinete do deputado Ribamar Araújo (PT) para pedir apoio e melhores condições de trabalho no sistema penitenciário do Estado.
A presidente da Aasspen, Daihane Gomes, e os agentes penitenciários levaram ao conhecimento do deputado diversas questões, dentre elas a falta de efetivo nos presídios, falta de produtos de higiene pessoal tanto para os servidores quando para os apenados.
Os servidores destacaram o corte das horas extras e a criação de uma escala extra que não é regulamentada, mas que a secretaria exige que seja cumprida, obrigando o servidor ficar mais tempo dentro dos presídios sem nenhuma estrutura para desenvolver suas atividades.
“Não temos nem material adequado para trabalhar. Nossos coletes balísticos estão vencidos, sem falar da falta de efetivo, que é um problema antigo em todos os presídios. Temos que nos desdobrar para cumprir essa escala extra, ficando sobrecarregados”, disse Daihane.
O deputado Ribamar disse que esses problemas no sistema prisional acontecem em todo Brasil, e muito o preocupa, pois ele tem consciência de todos os entraves enfrentados pela categoria.
O parlamentar explica que são os agentes penitenciários que estão no centro do “furação”, e enquanto não houver uma mudança todos os envolvidos estarão sofrendo as consequências desse sistema prisional defasado.
Ele acrescenta que os agentes são responsáveis por cuidar dos internos, e para isso precisam de uma série de fatores para desenvolver o seu trabalho, sendo o principal deles o atendimento psicológico.
Por sua vez, o parlamentar se comprometeu em estar atualizado sobre a situação dos servidores da Sejus e disse, ainda, que a categoria pode contar com o seu apoio, tanto como legislador como cidadão.
“Sei que a solução para a maioria dos problemas enfrentados pelos servidores compete ao Executivo, mas nós não podemos fechar os olhos ao que está acontecendo no sistema prisional do Estado. Estamos sempre dispostos a colaborar no que for de minha competência como parlamentar”, afirmou Ribamar.
Outra reivindicação dos agentes penitenciários é quanto à gestão da Sejus. Os servidores pedem que os gestores do sistema sejam pessoas que conheçam os problemas enfrentados nas unidades.
“Atualmente quem está na direção nunca trabalhou no sistema. Estamos pedindo para que pelo menos o adjunto e o corregedor sejam agentes penitenciários, pois as pessoas que estão hoje à frente do sistema não tem conhecimento algum para o cargo”, esclarece Leandro.
Ao final da reunião os representantes da associação deixaram o deputado a par da paralisação que acontecerá na próxima quinta-feira (22), quando estarão reivindicando melhores condições de trabalho para a categoria.
“Não será uma greve, apenas uma paralisação para manifestarmos a nossa indignação e insatisfação com essa gestão da Sejus, que parece estar sempre inerte aos nossos problemas. Queremos apenas ser valorizados e poder trabalhar com segurança, e principalmente ter condições físicas e psicológicas para desenvolver o nosso trabalho dignamente”, acrescentou o servidor Alan.
Fonte: Ascom
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos