Terça-feira, 30 de outubro de 2012 - 14h02
Iniciou na manhã de hoje (30), a ll Reunião de Fronteira, no auditório da Agência Idaron de Guajará-Mirim com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA), Fundo Emergencial de Febre Aftosa do Estado de Rondônia (FEFA), Secretaria de Estadual da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia (Seagri), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag) e a Federação de Fazendeiros do Beni y Pando (Fegabeni). Esse encontro tem como finalidade de discutir as ações nas fronteiras (Brasil/Bolívia) para o 24º ciclo de vacinação contra febre aftosa na Bolívia.
De acordo com o gerente de Defesa Animal da Agência Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, esse encontro e fruto da reunião realizada ontem (29), com os técnicos da Agência Idaron e supervisores. “No primeiro dia de reunião todos os técnicos da Idaron e supervisores discutiram os relatórios das últimas campanhas conjuntas de vacinação em território boliviano, apontando necessidades de aperfeiçoamento de ações, melhorias de condições estruturais, e principalmente o aprimoramento do ordenamento jurídico que envolve essa parceria entre Brasil/Rondônia e Bolívia/Beni. Hoje no segundo dia aconteceram às mesas de debates sobre os temas abordados com os representantes da SFA, FEFA, MAPA, Seagri, Senasag e Idaron”, explica o gerente de defesa animal.
Conforme o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, nosso compromisso com os ciclos de vacinação na Bolívia, não se resume apenas a segurança sanitária, estamos inseridos no esforço brasileiro, através da política diplomática do governo Dilma, assim como o compromisso do nosso governador Confúcio Moura, de ajudar os irmãos bolivianos a tornarem-se livre de Febre Aftosa, indo ainda mais longe, imbuídos em ajudar a América do Sul a conquistar tal status. “Agradeço o apoio da Seagri, Emater, SFA que sempre ajuda nas nossas atividades. Esperamos que hoje possamos definir diretrizes para 24º Ciclos de vacinação e ampliar os nossos esforços para vê a Bolívia livre da febre aftosa com vacinação”, explica o presidente.
Participaram da reunião os representantes do Serviço Nacional de Sanidade Animal e Vegetal da Bolívia (SENASAG), Gover Virvez e Huberto Menajo; superintendente da SFA Walterlins Calaça; secretário da Seagri Anselmo de Jesus; secretário da Emater Elisafan Sales; representando o FEFA, Cláudio Junqueira; além do prefeito eleito de Guajara-Mirim, Dr. Dulcio Silva Mendes.
A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.
Fonte: Decom / Elaine Barbosa
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg