Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Aftosa: Vacinação ultrapassou 12 milhões cabeças em RO


 
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) afirma que 12.108.285 bovídeos (bois e búfalos) foram vacinados durante a 35ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa, ocorrida entre 15 de outubro e 15 de novembro. Este número representa 98,5% do rebanho do Estado.

De acordo com a Idaron, 178.730 animais não foram vacinados durante a campanha, mas deste total 172.689 não receberam a vacina porque iriam ser abatidos até 60 dias após o final do período para a vacinação, como permite a Legislação Federal. “Comemoramos mais uma vez o pequeno número de animais que deixou de ser vacinado por motivo de inadimplência, ou seja, 6.041 bovídeos. Esse rebanho foi vacinado após o término da campanha de forma acompanhada pelos servidores da Idaron, com a aplicação das penalidades previstas pela legislação em vigor”, destaca o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

Nesta última etapa, todos os bovídeos deveriam ser imunizados, independente da idade. Todos os municípios apresentaram índices próximos a 100% de animais vacinados. Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, a vacinação do rebanho é sinal da responsabilidade do produtor, que deseja ter seus animais protegidos e o mercado garantido. “Graças a este produtor foi dado mais um passo para que o Estado de Rondônia continue sendo considerado uma grande potência do agronegócio nos cenários nacional e internacional”.

O presidente diz ainda que a posição de destaque de Rondônia no mercado interno e externo impõe grandes desafios. “Para atender à demanda dos mercados e continuar crescendo com competitividade e credibilidade Rondônia precisa se manter livre de doenças de forte impacto econômico, como a febre aftosa”.

De acordo com a diretora técnica da Idaron, Caroline Cadamuro, o serviço de defesa sanitária em Rondônia envolve mais de 1.200 servidores em 86 Unidades de Sanidade. “Mas é a parceria com o produtor rural que tem feito a diferença. Isto pode ser comprovado quando quase 100% de nossos produtores atenderam ao nosso chamado, vacinando e declarando o rebanho durante a última campanha”.

Rondônia tem o sétimo maior rebanho do Brasil, sendo o quinto maior exportador de carne do país e a nona bacia leiteira.

Fonte: Amabile Casarin /  Decom
 

Mais Sobre Política

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Com a presença dos deputados Luizinho Goebel (PSC), Cirone Deiró (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), e Laerte Gomes (PSB), a Assembleia

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas