Quarta-feira, 7 de março de 2012 - 17h45
A Justiça Federal concedeu, através de antecipação de tutela, a suspensão da cobrança de contribuição previdênciária sobre o auxílio pré-escolar pago aos professores filiados à Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – Adunir. A sentença, do juiz federal substituto Marcelo Stival, destaca que “não incide contribuição previdenciária sobre verbas pagas a título de ressarcimento ou que não serão incorporadas aos proventos do empregado”.
A Adunir buscou na justiça a suspensão da contribuição previdênciária que era cobrada pela União sobre o auxílio pré-escolar a que têm direito os dependentes dos servidores públicos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, conforme estabelecido através do Decreto 977/93.
A defesa apresentada pela Adunir baseou-se no fato de que o auxílio pré-escolar é verba de caráter indenizatório, já que apenas substitui a efetiva assistência pré-escolar, que também é assegurada por lei. O argumento foi reforçado com o dispositivo constitucional que se trata de dever do Estado e que se efetiva mediante garantia de atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. Não havendo estes mecanismos, o auxílio em pecúnia é devido para que os pais possam prover a seus filhos a educação devida.
Por fim, a Adunir também citou na ação que o auxílio pré-escolar consiste em valor expresso em moeda referente ao mês em curso, que o servidor receberá do órgão ou entidade, para propiciar aos seus dependentes atendimento em berçário, maternais ou assemelhados, jardins de infância e pré-escolas.
Na sentença, juiz federal substituto Marcelo Stival, escreveu: “defiro os efeitos da antecipação de tutela e determino a suspensão da contribuição previdenciária incidente sobre o auxílio creche ou auxílio pré-escolar paga aos substituídos da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia - Adunir.”
A decisão foi comemorada pela diretoria da Adunir, que considerava a cobrança indevida, uma vez que penalizava os filiados com o desconto indevido, e, ao mesmo tempo, tornando onerosa a educação que é dever do estado.
Fonte: Adunir
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)