Segunda-feira, 15 de outubro de 2012 - 20h07
“Todo bom começo tem um professor. Essa frase lapidar nos vem à mente nesta data dedicada à celebração do Dia do Professor, logo após o movimento grevista de mais de 100 dias dos professores universitários do Brasil inteiro que, mais uma vez viu o Governo Federal virando as costas às suas reivindicações. Então, a palavra que deve marcar essa passagem do Dia dos Professores, pelo menos para os professores universitários, é esperança, já que não podemos e jamais vamos desistir dos nossos sonhos de ver o país tratando a educação, em todos os níveis, com dignidade e respeito aos profissionais”.
A declaração acima é presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia, professor Delson Fernando Barcellos Xavier, a propósito da passagem do Dia do Professor, neste 15 de outubro.
Ao mesmo tempo em que lamenta o descaso do Governo com a educação, “o que compromete de forma irremediável a formação intelectual das futuras gerações”, o presidente da Adunir reafirma sua crença na abnegação da categoria que, segundo ele, é o que garante minimamente o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Delson Xavier lembra que a adesão de mais de 90 por cento das universidades federais ao movimento grevista demonstrou que o descaso do Governo Federal não é apenas com universidades de estados menos expressivos.
A situação das universidades federais de todo o Brasil é tão grave, segundo a diretoria da Adunir, que a impressão que o Governo Federal passa é a de que não quer ter compromisso com a formação qualificada da mão-de-obra que o país tanto precisa para avançar e ocupar um lugar entre as chamadas grandes Nações.
Para não ficar apenas no campo das lamentações e apresentando planilhas que mostram o quanto o professor é desvalorizado em relação a outras categorias profissionais, o presidente da Adunir lembra que “no Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra que não há professores não pode haver imperadores”.
Como forma de não deixar a data passar em branco, a Adunir se uniu ao Sindicato dos Técnicos da Unir, e elaborou uma programação festiva para a qual está convidando todos os trabalhadores da universidade para as atividades relacionadas às comemorações do Dia do Professor, que se celebra em 15 de outubro, e ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A programação é a seguinte: dia19, café da manhã, a partir das 9h, na Unir-centro; dia 20, churrasco de confraternização na sede campestre da Adunir, no quilômetro 5 da Estrada do Areia Branca.
Fonte: Adunir
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)