Sábado, 17 de maio de 2014 - 00h09
Moradores tradicionais que foram obrigados a sair de área de preservação permanente no canal de Santa Bárbara, no bairro Mocambo, receberão moradia garantida pelo município de Porto Velho. Esta é uma das obrigações que constam em um acordo firmado entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, a Defensoria Pública da União e a prefeitura. O prazo para entrega de moradias é de um ano.
As famílias, reconhecidas como “vulneráveis sociais excessivas”, estão cadastradas desde 2008. As casas estavam construídas entre as ruas Esron de Menezes e Prudente de Moraes. Os moradores tradicionais tiveram que deixar o local por ser área de preservação permanente e também por causa do risco decorrente da cheia do Rio Madeira. Por meio do acordo ficou estabelecido que a prefeitura deve garantir que a área não seja reocupada.
Os órgãos comprometeram-se a não adotar medida judicial coletiva ou individual desde que o acordo seja cumprido integralmente. Além disso, fiscalizarão o cumprimento de todas as obrigações e ajudarão nas estratégias de comunicação com as famílias.
Entre as obrigações da prefeitura estão: manter as famílias abrigadas ou assistidas até a entrega dos imóveis; contemplar definitivamente as famílias com casas do condomínio Mato Grosso ou qualquer outro que tenha sua construção idealizada primeiramente, no prazo máximo de um ano; apresentar relatório trimestral sobre o cumprimento das obrigações; e garantir que as famílias sejam informadas sobre todos os procedimentos e acontecimentos.
Os moradores se comprometeram a não vender, emprestar, doar ou transferir de qualquer forma os terrenos nos quais as casas foram construídas.
O acordo foi assinado pelo procurador da República Raphael Bevilaqua, o defensor público Marcus Edson de Lima, o promotor de justiça Átilla Augusto, o defensor público federal Thiago Roberto Mioto e representantes do município de Porto Velho.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland