Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ações da prefeitura diminuem alagamentos em Porto Velho


A ocupação das Áreas de Proteção Permanente (APP) onde existem canais e cursos d’águas, aliada a ação de moradores que fazem despejo do lixo nos córregos que cortam a cidade tem contribuído para a ocorrência de alagamentos em vários bairros da capital. Para a prefeitura, mudar esse quadro é um passo importante para evitar ou diminuir essas ocorrências.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a antropização dos canais não permite a realização de um serviço mais eficiente, por causa da existência das casas que impedem a entrada das máquinas, além de a execução de um projeto de macrodrenagem com o estudo da vazão de todas as bacias e canais, para melhorar a vazão das águas das chuvas.

Fazer cumprir a legislação ambiental com a retirada das famílias, para a Semob, é de fundamental importância para o combate às alagações. A lei prevê a existência de uma faixa marginal com largura mínima de 30 metros do seu nível mais alto para as respectivas margens.

Essa medida permitiria o acesso do maquinário, quando necessário, para a execução dos serviços de limpeza, retificação e aprofundamento dos canais. Para a Semob, essa medida contribuiria também para diminuir consideravelmente o acúmulo de lixo e entulhos nesses locais, que colaboram para o surgimento de alagamentos. Por causa desse problema, a prefeitura ainda não conseguiu instalar um bueiro de 3,5 metros no Canal do Igarapé Grande, no cruzamento com a Rua Brasília. O córrego está com as margens ocupadas irregularmente, impossibilitando a execução do trabalho.

Microdrenagem

Com relação aos serviços de microdrenagens, nos meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria Municipal de Obras atuou emergencialmente na solução de inúmeros pontos de alagamentos, causados na sua grande maioria pela ação humana (valas entupidas, manilhas obstruídas, lixo e entulhos nos canais) que acabaram por interferir na rede prejudicando a vazão normal das águas.

Nesses dois meses, a Semob realizou intervenções na rede de microdrenagem nas ruas Itatiaia com a José Amador dos Reis, no Mariana; na Ribeira com Rua Itatiaia, no Loteamento Flamboyan; na Francisco Barbosa de Souza, no JK; na avenida Amazonas com a rua Goianésia, no Jardim Santana; na Raimundo Cantuária com a Mané Garrincha, no Jardim Santana; e na Salto do Céu com a Capão da Canoa, no Três Marias; na rua América do Sul com a Itatiaia, no Três Marias; na Aruba com Antônio Violão,no Jardim Santana.

Também foram realizados serviços de microdrenagens na Raimundo Cantuária com a Jorge Santos, no Jardim Santana; na Esplendor com a Assis Chateaubriand, no Escola de Polícia; a Assis Chateaubriand com a Idalva Fraga e Sheila Regina, no Escola de Polícia; na Florianópolis próximo ao Clube dos Compadres, no Nova Esperança; na João Elias de Souza com a Rio Grande do Sul, no Conceição; na Raimundo Cantuária, acesso ao Setor Chacareiro, no Jardim Santana; na Felipe Camarão entre as ruas Rosalina Gomes e Vila Mariana, no Mariana; e na rua Andréia, entre as avenidas Calama e Migrantes, no Aponiã.

O prefeito Roberto Sobrinho lembrou que estamos no período do inverno amazônico, e que os índices pluviométricos nesta época do ano registram um volume de chuvas bem acima do normal. E não apenas Porto Velho, mas também outros municípios sofrem com o inverno rigoroso. “Alto Paraíso, Buritis e Cacoal, em Rondônia, decretaram Estado de Emergência. Acompanhando também a calamidade pública que ocorre no Acre. Felizmente em Porto Velho temos um diferencial. A calha do rio Madeira é muito larga, mas mesmo assim, ele já está no limite no seu limite, o que acaba retardando o escoamento natural das águas pluviais”, explicou.

Macrodrenagem

No que diz respeito às obras de macrodrenagem, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve junto com o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sipam), o Projeto de Gestão em Bacias Urbanas que visa o mapeamento e a atualização das áreas de riscos e pontos de estrangulamentos no escoamento das águas pluviais.

Pelo projeto, já foram realizadas intervenções no Canal dos Tanques, no Cruzamento com a rua Rafael Vaz e Silva, com a colocação de bueiros; no Canal da Rua João Paulo I, na rua Petrópolis, próximo à avenida Campos Sales, com a colocação de 30 metros de manilhas; e no Canal do Igarapé Grande, cruzamento com a rua Três e Meio, e no cruzamento com a Tenreiro Aranha. Nesses dois locais foram colocados bueiros.

Outros locais que também já receberam intervenções foi o Canal do Aeroclube, no cruzamento com a rua Açaí, onde foram assentados 18 metros de manilhas de 1,20 metro e na rua Açaí, entre a Araras e Pau Ferro, com a colocação de 100 manilhas de 1 metro; no Canal do Mariana, no cruzamento com a Rua União (01 bueiro de 2,30 metros); e no Canal do Cidade do Lobo, no trecho entre as ruas João Elias de Souza e Madagascar (manilhas de 1 metro).

Fonte: Joel Elias
Foto: Quintela

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)