Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ações da Junta Comercial são certificadas


A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) recebeu na última terça-feira (10) pelo segundo ano consecutivo o certificado Precatório Zero, concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre. A certificação é um reconhecimento às instituições públicas que honraram com seus compromissos na quitação de créditos alimentícios.

De acordo com Henrique Souza Leite, presidente da instituição, esse reconhecimento é de grande importância. “Demonstra que o Governo do Estado através da Jucer vem honrando suas obrigações referentes a dividas trabalhistas”.

À frente da instituição desde março de 2012, Henrique Leite conta que um dos grandes desafios de sua gestão foi a reivindicação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria (PCCR). “Tivemos um mês de greve em 2012 onde foi feito um acordo através da Mesa de Negociação Permanente dando continuidade ao processo e atendendo aos trabalhadores”, explica Henrique.

Investimentos foram realizados com a abertura de escritório em Buritis, um pedido da Associação Comercial e escritórios de contabilidade da região e a descentralização do escritório regional de Jaru, que passou a ter autorização para a realização de todos os atos como julgamentos, emissão de certidões e análises de livros contábeis.

Em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais, Sebrae Nacional e Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), a Jucer disponibiliza serviços como a abertura de empresas e alterações cadastrais através do sistema do portal de serviços disponibilizado no próprio site da Jucer.

Foi feita ainda a aquisição de 50 computadores para a sede e 11 escritórios regionais, já entregues no interior, para melhorar o serviço, dando fluidez à demanda e melhorando as condições de trabalho. “Iremos implantar agora a segunda etapa do Integrador nas prefeituras. O projeto piloto contempla Porto Velho e a Secretaria do Estado de Finanças (Sefin), que tem como objetivo integrar todos os órgãos via portal facilitando o acesso para os usuários”, ressalta Henrique.

Na sequência, serão implementados os processos em Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. “Dependemos apenas do Drei que possui muitos projetos para as Juntas estaduais visando a legalização das empresas, no sentido de desburocratizar o ato de registro”, afirma Henrique.

A Jucer disponibiliza os serviços de consulta de viabilidade, requerimento de empresário eletrônico e FCN eletrônico, que são documentos obrigatórios para o processo de abertura de empresas, além do contrato padrão para abertura e baixa, que são facultativos através do site www.jucer.ro.gov.br .

“Estamos no propósito de buscar melhorias e, apesar de ser um órgão que tem sua arrecadação oriunda apenas das taxas que cobra, tem a intenção de investir em tecnologia para buscar a satisfação da classe empresarial, que é a usuária dos nossos serviços”, finaliza Henrique.


Fonte
Texto: Romeu Noé
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)