Quarta-feira, 25 de agosto de 2010 - 16h39
Nesta quara-feira (25/08), no plenário do Senado Federal, o senador acir Gurgacz solicitou que seja novamente obrigatória aplicação da disciplina Organização Social e Política Brasileira (OSPB) nas escolas de todo o País.
A disciplina OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e foi inserida no currículo escolar no início dos anos 60 do século passado com o intuito de passar aos estudantes daquela época informações sobre o funcionamento do país, gerando uma certa dose de ufanismo e orgulho pela pátria.
Em seu pronunciamento, Acir Gurgacz destacou que o valor de uma disciplina escolar não está apenas nos conhecimentos que ela transmite, mas sim a cadeia de conscientização que ela estabelece no cidadão. "Uma consciência de que não vivemos isolados, de que não podemos nos nortear pelo individualismo, esquecendo o que está ao nosso redor, esquecendo que fazemos parte de um país que deve ser valorizado, que deve ser semeado como uma das mais valiosas heranças que podemos deixar para os nossos filhos", afirmou Gurgacz.
Para o senador, a disciplina OSPB deve voltar a ser obrigatória nas salas. “Devemos voltar a transmitir aos nossos estudantes valores nacionais, de coletividade, sobre o funcionamento da nossa sociedade, sob princípios sólidos e críticos. Tudo em função de um desenvolvimento mais igualitário, mais harmonioso e menos individualista”, enfatiza Acir. O senador apresentou, em seu discurso, exemplo de uma escola no Rio Grande do Norte, em Caicó, que nunca parou de ministrar a disciplina.
Acir Gurgacz aproveitou a tribuna também para homenagear a passagem do aniversário de Getúlio Vargas (24/08). “Um grande homem que traçou uma inquestionável trajetória na história do Brasil”, enalteceu Acir. O parlamentar também fez menção das importantes conquistas e obras realizadas durante o governo Getulista; como a criação da Petrobrás, a implantação da uma legislação trabalhista protetora, no caso a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o grande impulso à nossa indústria também com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN, que alavancou a nascente indústria automobilística brasileira.
Ao final do seu discurso, o parlamentar disse que encaminhará o mais breve possível ao ministro da Educação, Fernando Haddad, sugestão para constar a OSPB da grade curricular brasileira a partir de 2011, logo após a diplomação dos eleitos 2010.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes