Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acir Gurgacz pede criação de programa para melhoria de estradas vicinais


Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a criação de um programa nacional de melhoria das estradas vicinais, que vai contribuir para transformar a imagem do meio rural.

Acir Gurgacz também ressaltou que é preciso inverter a lógica dos investimentos, hoje concentrados no meio urbano, para que os municípios possam ter condições de manter o homem no campo. O agronegócio é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e sustenta um superávit de  US$ 17.9 bilhões na balança comercial, disse o senador.

“Não existe política pública federal para melhoria das condições de vida no meio rural. É necessário um esforço maior do governo para transformar o meio rural em um local bom de viver. A falta de infraestrutura contribui para a imagem negativa que se tem do campo”, afirmou.

Acir Gurgacz disse que a metodologia oficial que respalda a aplicação de políticas públicas tem resultado em prejuízo para a agricultura, ao criar uma “confusão” entre os conceitos de rural e urbano.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 16% da população brasileira vive no campo, enquanto pesquisa do Instituto Americano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com bancos oficiais e diversos ministérios, sustenta que 40% dos brasileiros poderiam ser considerados do meio rural, pois 89% dos municípios do país possuem menos de 50 mil habitantes e são basicamente rurais.

Acir Gurgacz salientou que os dados e métodos do IBGE para classificação rural persistem, embora sejam contestados há mais de dez anos por cientistas sociais e estudiosos do tema, conforme destacaram os participantes de painel promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na última sexta-feira (22). Na ocasião, a pesquisadora Tânia Bacelar sugeriu a inversão do método do IBGE e uma nova forma de caracterizar o meio rural, que deixaria de considerar toda a sede do município.

Para o senador, os municípios brasileiros são basicamente rurais, vivem do agronegócio e da agricultura familiar. Essas cidades, segundo ele, atuam como prestadoras de serviço para quem mora no campo, e por isso deveriam ser consideradas rurais, e não urbanas.

Acir Gurgacz defendeu, ainda, a oferta de atividades de fomento como crédito rural, assistência técnica, educação, saúde e infraestrutura à população desses municípios, que sofrem com a dificuldade de acesso e serviços, em decorrência da concentração de investimentos no meio urbano.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)