Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acir: É necessário garantir a competitividade dos exportadores


 
É necessário mudar a carga tributária imposta aos cidadãos, às forças produtivas e, principalmente, à iniciativa privada. Por mais uma vez o parlamentar Acir Gurgacz (PDT/RO) defendeu no Plenário do Senado Federal a importância da Reforma Tributária.

Na tarde de terça-feira (21) o senador Acir Gurgacz fez alerta sobre a importância de uma urgente reforma tributária no Brasil. Segundo ele a reforma tributária é vista por muitos como a grande solução para a maioria dos problemas, entretanto nada é feito para torná-la realidade. “A arrecadação de tributos do Brasil atinge valores altíssimos se compararmos com outros países desenvolvidos ou mesmo em desenvolvimento”, declarou.

No ano passado a arrecadação total do setor público e o tamanho da economia medido pelo PIB chegou a 33,6%. Já em 2008 a carga tributária tinha sido maior: 34,4% do PIB. Para se ter uma idéia, no Japão a carga tributária não chega a 18% do PIB. Conforme afirmou o senador Acir Gurgacz, os brasileiros pagam muitos impostos e recebem muito pouco em troca. “Nossa carga tributária se revela muito injusta, onerando os segmentos populacionais de baixa renda, dificultando a ação de empreendedores e, de certa maneira, privilegia as classes mais abonadas”, afirmou.

Outro ponto questionado pelo parlamentar se refere aos setores produtivos que contribuem para o crescimento da economia. “A carga tributária sobre a folha de salários chega a um valor entre 34,1% e 39,6%. Um valor bastante elevado, que acaba servindo como um desestímulo à formalidade e que por isso, num efeito inverso, acaba afetando negativamente a arrecadação. Ou seja: o governo aumenta os impostos e acaba perdendo com o não pagamento dos impostos”, disse. O senador completou sua fala afirmando que o sistema é falho e remendado.

A reforma tributária defendida pelo parlamentar será para ajudar no desenvolvimento do Brasil. Na oportunidade, ele destacou a PEC 233/2008 que hoje encontra-se na Câmara dos Deputados. A proposta reduz a complexidade do sistema tributário ao unificar a legislação do ICMS e ao substituir vários tributos federais cumulativos, como o COFINS, o PIS, a Cide-combustíveis e o salário-educação sobre o imposto sobre o valor adicionado, o IVA. “A PEC deixa claro os objetivos de dar um basta à guerra fiscal entre os estados e de reformular a política de desenvolvimento regional, para torná-lo mais harmônico e equitativo”, relatou.

Exportações emperradas

Para Gurgacz as empresas brasileiras que querem exportar seus produtos têm de enfrentar, além de uma política cambial desfavorável, um modelo tributário que as obriga a embutir em seus preços tributos como a contribuição previdenciárias do empregador: o IPTU e o IOF. Para ele, o pacote de medidas de apoio aos exportadores, que o governo federal criou há cerca de sete meses, que visava eliminar algumas barreiras importantes que travam as exportações brasileiras, não funciona.

Atualmente existe mais de 18 mil exportadores, destes 4 mil empresas tentaram se cadastrar para usufruir ao novo sistema, mas apenas 90 tiveram seus cadastros validados, e destas duas conseguiram a restituição mais rápida dos créditos.

Outro problema destacado refere-se aos créditos tributários, que segundo o jornal O Estado de S.Paulo apenas duas empresas exportadoras conseguiram ter acesso mais rápido aos seus créditos tributários. “É preciso simplificar, não podemos deixar cerca de R$10 bilhões de crédito tributário dos exportadores parados nos cofres da União e R$20 bilhões nos Estados”, declarou.

Fonte: Camila Coelho

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

A mais recente pesquisa realizada pela Data Continental apresentou um retrato das intenções de voto na cidade de Candeias do Jamari, Rondônia, à med

Deputada Cristiane Lopes cobra celeridade na criação da Comissão Especial e votação da PEC 47 da Transposição na Câmara Federal

Deputada Cristiane Lopes cobra celeridade na criação da Comissão Especial e votação da PEC 47 da Transposição na Câmara Federal

Comprometida com as pautas que impactam diretamente os servidores públicos e o desenvolvimento de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (Uniã

Deputado Marcelo Cruz se reúne com deputado federal Maurício Carvalho em Brasília

Deputado Marcelo Cruz se reúne com deputado federal Maurício Carvalho em Brasília

Em agenda oficial em Brasília nesta semana, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) se reuniu com o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil

Presidente da Alero defende moradores da Unidade Soldado da Borracha durante reunião interinstitucional no TJRO

Presidente da Alero defende moradores da Unidade Soldado da Borracha durante reunião interinstitucional no TJRO

Na tarde desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou de uma reunião

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)