Segunda-feira, 24 de outubro de 2011 - 12h09
Uma grande ação da prefeitura de Porto Velho vai fortalecer a segurança pública no Município a partir de novembro. No próximo dia 3, o prefeito Roberto Sobrinho dará posse aos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGIM). A solenidade será realizada às 9 horas, no Teatro Banzeiros.
O coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, que vem articulando essas ações a pedido do prefeito Roberto Sobrinho, disse que a prefeitura vai trabalhar de forma integrada com a sociedade civil e setores do Estado e da União, com objetivo de garantir mais segurança para a população da capital. “Teremos efetivamente uma política de segurança intersetorizada, que vai trabalhar de forma diferenciada, buscando a prevenção e o atendimento das demandas que possam resultar na diminuição da criminalidade e das drogas”, enfatizou.
Ele explicou que o Conselho Municipal de Segurança Pública será composto por membros da administração municipal e da sociedade civil organizada. O GGIM será formado pelos organismos de segurança que atuam no Município, tanto do Estado quanto da União, como a PM e as Polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal. “O prefeito Roberto Sobrinho será o coordenador do GGIM e todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho” declarou.
Integração
O Comsep trabalhará de forma integrada com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública, que atuam nos bairros. Eles vão levantar as demandas em suas comunidades e apresenta-las aos membros do Comsep, que após analisar e comprovar as necessidades encaminhará para o GGIM. Por sua vez, o GGIM, sob o comando do prefeito, mas de comum acordo com os demais membros, tomará a decisão mais apropriada sobre o que deverá ser feito.
Ações
Samuel Pessoa disse que serão realizadas grandes operações envolvendo organismos de todas as esferas de poder voltadas para a diminuição da violência. O GGIM também terá a responsabilidade de eleger ou definir os locais da cidade como prioridade para que a prefeitura possa investir em mais asfalto, educação, saúde, lazer, esportes, iluminação, qualificação profissional e atividades culturais, dentre outras políticas. A comunidade terá papel fundamental nas ações que irão melhorar a qualidade de vida dos moradores, evitando principalmente que os jovens se envolvam com a criminalidade.
Estrutura
Farão parte do GGIM, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Coordenadoria Municipal de Postura, Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Secretaria de Obras (Semob), Serviços Básicos (Semusb), Projetos e Obras Especiais (Sempre), Saúde (Semusa), Fazenda (Semfaz) e Guarda Municipal.
Fonte: Augusto José
Foto: Frank Néry
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo
Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu
Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores