Sexta-feira, 10 de maio de 2013 - 15h13
Na noite de ontem quinta-feira (9), Guajará-Mirim foi ponto de discussão para buscar mecanismos que possa acolher e tratar dependentes químicos. Representantes do Poder Judiciário, lideres religiosos, comunidade local e educadores, pontuaram todas as problemáticas existentes no município. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), que está desenvolvendo suas atividades dentro da ação do Governo Perto de Você.
Para o presidente do Conselho de Pastores de Guajará, João Miranda, a iniciativa do governo é de grande relevância, "Nunca um governo tinha parado para nos ouvir. É de extrema importância compartilhar essa responsabilidade com a sociedade. Só da Sepaz ter sido criada, já uma grande conquista para todos aqueles que lutam no combate as drogas", disse Miranda.
O defensor público, José Alberto, pontuou os problemas existentes, entre eles, a vulnerabilidade social do dependente. "É muito bom que aconteça esse tipo de encontro. Quero pedir para o governo olhar com atenção para esse problema. Vamos andar de mãos dadas com a Sepaz", salientou o defensor.
A juíza da Vara Criminal, Juliana Brandão, ressaltou as dificuldades de estar na fronteira com a Bolívia. Para ela, o desafio é grande, "estamos aqui tentando encontrar uma forma de acabar com as drogas e enquanto isso o tráfico está fervendo. Barcos e aviões são alguns dos transportes utilizados para entrada e saída de drogas. A prostituição, venda de bebidas alcoólicas e tantos outros problemas, infelizmente formam o nosso cenário. Temos que desenvolver um trabalho sério, forte e consistente", defendeu a magistrada.
A secretária da Sepaz, Penha de Souza Menezes, explicou a importância desse encontro. "É fundamental ouvir quem vive diariamente os problemas. Estamos fortalecendo nossa rede, buscando resgatar vidas. Capacitamos agentes comunitários de saúde, objetivando chegar em todos os cidadãos e fazer diagnóstico da real situação de Guajará. Estamos fazendo uma parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) e vamos acolher, tratar e resgatar vidas", afirmou a secretária.
De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social de Rondônia (Seas), Zilene Rabelo, o governo está dando apoio aos técnicos. "As equipes que trabalham no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Referência Especializado (Creas), estão sendo capacitadas para trabalharem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, que certamente, terão grande impacto na redução dos índices de dependências químicas", enfatizou Zilene.
O estudante Jorge Felipe, aproveitou as atividades da Sepaz e disse ter aprendido muito, "Hoje ouvi coisas boas, por meio da música, aprendi que droga só leva para um lugar ruim e eu não quero nada disso para minha vida". Patrícia Moraes também compartilha da mesma opinião. " Quero fazer parte de uma geração diferenciada, longe das drogas e perto de um futuro promissor", sonha a estudante.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)