Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AA realiza evento com palestrantes para comemorar 26 anos de fundação



Nesta quinta-feira, 01 de julho o Grupo Menino de Jesus dos Alcoólicos Anônimos – AA, localizado na Igreja Santa Luzia, zona Sul de Porto Velho, está realizando um encontro para debater temas relacionados ao alcoolismo. O evento acontecerá das 09 às 11 horas no Auditório do Colégio Classe A, Avenida Campos Sales, Vila da Eletronorte, bairro Eletronorte.

O encontro tem por objetivo comemorar o aniversário de 26 anos de fundação do Grupo Menino de Jesus e contará com palestras e debates. Estarão presentes no evento participantes do grupo de AA, familiares, amigos, entre diversas outras pessoas que se interessam pelo tema.

Estarão presentes três palestrantes, o Desembargador doTRT da 14º Região RO/AC, Vulmar de Araújo Coêlho Junior que debaterá sobre o ‘Alcoolismo e a relação de trabalho’. Também estará presente como palestrante o Médico Especialista em Alcoolismo e Dependência Química, em São Paulo, Dr. Olney FonAA realiza evento com palestrantes para comemorar 26 anos de fundação - Gente de Opiniãotes (Clique Aqui e assista entrevista), que também é representante não alcoólico da Junta Nacional de Custódio de Alcoólicos Anônimos – JUNAAB, onde debaterá sobre o ‘Alcoolismo e o Programa de Recuperação de Alcoólicos Anônimos’. O Arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grech ministrará uma palestra sobre o ‘Alcoolismo e a Espiritualidade’. E por fim haverá depoimentos de membros do AA.

Alcoolismo é uma das doenças que mais provoca óbitos. Caracterizando-se por uma pré-disposição física aliada à uma obsessão mental, instala-se gradativamente na vítima até dominá-la inteiramente. Irreversível, progressiva e incurável, atinge indistintamente homens e mulheres de todas as raças, credos ou condição social. Para que seus portadores não tenham com fim inevitável a loucura ou a morte prematura só existe uma saída: deter a marcha da doença através da total abstinência. Essa tarefa não é fácil e para realizá-la o alcoólico precisa reaprender a viver.

É justamente para isso que existe Alcoólicos Anônimos, uma Irmandade de homens e mulheres, todos alcoólicos, que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e compartilham suas experiências com qualquer pessoa que possa ter problema com seu modo de beber.

Atualmente em mais em mais de 180 países os Alcoólicos Anônimos não se vinculam a qualquer religião, movimento político ou instituição. Não faz internações, não realiza tratamento médicos ou psiquiátricos nem proporciona serviços de enfermagem ou desintoxicação hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento de saúde. Não se dedica nem patrocina pesquisas. Não oferece assistência religiosa. Não fornece abrigo,comida, roupas, empregos, dinheiro ou outros serviços de beneficência ou assistência social. Não aceita dinheiro em pagamento por seus serviços ou quaisquer contribuições de fontes de fora da Irmandade.

Sua atuação se efetua através de um Programa de Recuperação, OS DOZE PASSOS, sugeridos para a prática diária na vida do alcoólico e de reuniões promovidas pelos Grupos de AA, onde são trocadas experiências dos problemas vividos durante o alcoolismo e como cada um está vivendo na sociedade, fortalecendo-se assim, o desejo de permanecer abstinente.

Em AA, não existem taxas nem mensalidades. Mantendo-se graças as contribuições voluntárias de seus membros, mantendo-se livres de injunções políticas ou financeiras que possam vir prejudicar seu propósito primordial: transmitir a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.

Outra característica fundamental de AA é colocar os princípios da Irmandade acima das personalidades de seus membros, razão pelo qual o anonimato de seus integrantes é cuidadosamente preservado.

Fonte: Quetila Ruiz
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)