Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A 'Transposição' e os servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário e dos Órgãos Primários (MP e TC)


 A 'Transposição' e os servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário e dos Órgãos Primários (MP e TC) - Gente de Opinião
DIEGO VASCONCELOS

 
A União através do parecer 0733 0733 – 3.21/2013/PPL/CONJUR-MP/CGU/AGU emitido pela Advocacia Geral da União firmou a posição de que os servidores do Poder Judiciário e do Poder Executivo, assim como dos órgãos primários (MP e TC), não seriam alcançados pela regra do art. 89 do ADCT, com redação dada pela EC n. 60/2009, a chamada transposição.
 
Já havia sido negado até mesmo direito ao protocolo dos termos de opção aos servidores do Tribunal de Contas; e, ainda, a própria CEEXT indeferiu os termos de opção que conseguiram "saltar a barreira" do "juízo de protocolo. Basicamente, a União defendeu que a redação do dispositivo indica o direito de servidores do Poder Executivo do Estado a ingressarem na administração federal:  
(...) bem como os servidores e os policiais militares alcançados pelo disposto no art. 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, e aqueles admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro Governador eleito, em 15 de março de 1987, constituirão, mediante opção, quadro em extinção da administração federal (...)
 
A tese baseava-se na estrutura da redação desse dipsotivo.  Alegou-se que, como o destino de enquadramento dos servidores seria os quadros da "administração federal", pois a expressão, segundo o parecer da AGU, se refere diretamente ao Poder Executivo da União, não poderiam, então, estar contemplados os servidores de outros Poderes que não do executivo sob pena se ferir o Princípio da separação dos Poderes.
 
Eu já havia, ainda em 2013, publicado neste blog a opinião de que não fazia sentido a interpretação de que o dispositivo constitucional ao se referir a servidores do Estado estivesse fazendo exclusiva menção aos servidores do Poder Executivo.
 
A questão finalmente foi enfrentada nos nos autos 9527-05.2015.4.01.4100, restou consignado em sentença que:
 
O texto constitucional não fez distinção entre poderes. E nem o seria legítimo fazer, pois a regulamentação quanto a patrimônio e pessoal do ex-Território e do recém-criado Estado de Rondônia se deu de modo global para toda a integralidade de servidores, que viriam a ser absorvidos, posteriormente, por cessão, aos poderes constituídos do novo estado.
 
A decisão parte da necessária secção entre o recorte legal que indica os beneficiários e o "destino" de alocação desses servidores. A regra constitucional se reporta diretamente a servidores do Estado. A palavra Estado não poderia significar Poder Executivo sem uma alta dose voluntarismo. Não poderia o intérprete restringir a abrangência de um direito constitucionalmente assegurado.
 
A norma do art. 89 do ADCT trata de hipótese de admissão extraordinária de servidores públicos e do consequente enquadramento dos mesmos. Traz em seu corpo uma matriz que estabelece os requisitos para fruição do direito previsto. A interpretação constitucional deve ser restritiva, exclusivamente, quando a natureza da norma for restritiva de direitos e deve ser expansiva quando a norma for concessiva de direitos.
 
 
A 'Transposição' e os servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário e dos Órgãos Primários (MP e TC) - Gente de Opinião
 

Gente de Opinião

Gente de Opinião


O Advogado Diego Vasconcelos fala sobre a transposição no Tempo Real do SIC TV


 

Gente de Opinião


O Procurador do Estado, Luciano Alves fala sobre a transposição
no programa Tempo Real, apresentado pelo jornalista Léo Ladeia

.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com recurso da deputada federal Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

Com recurso da deputada federal Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

 A Marcha é um evento que abençoa nossa cidade, nossas autoridades e nossas famílias. Quando Deus está no centro, há prosperidade.Milhares de vozes

Deputado A rua é uma importante rota de acesso para diversos moradores e profissionais da região.

Deputado A rua é uma importante rota de acesso para diversos moradores e profissionais da região.

Com o compromisso de atender às demandas da população e melhorar a infraestrutura urbana da capital, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos)

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária

Gente de Opinião Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)