Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A pedido da Arom, governo cria interlocução entre municípios e secretarias



Uma nova política institucional estabelecida entre o Governo de Rondônia e os Municípios abre o maior ambiente de discussões voltadas ao fortalecimento das gestões municipais. A dinâmica, que deve dar agilidade aos pleitos dos prefeitos junto às secretarias, atende a um dos itens da Carta-Compromisso, elaborada pela Associação Rondoniense de Municípios – Arom.

Além de instituir a centralização da relação institucional entre as secretarias do governo e municípios, o governador Confúcio Moura reafirmou compromisso de atender o pacote reivindicatório do municipalismo. “Passo a passo, detalhes começaram a ser verificados e serão implementados conforme as possibilidades financeiras e jurídicas”, disse o governante.

Na audiência com o governador, ocorrida nesta quarta-feira (04), em Porto Velho, o presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, detalhou pontos que a entidade reivindica adequações pela administração do Estado. Os pedidos envolvem áreas como a saúde, infraestrutura e rodagens, meio ambiente, finanças e a educação, por exemplo.

Pela estratégia do governo, todos os contatos entre os prefeitos e as secretarias de estado serão providenciados e geridos pela Casa Civil. Para operacionalizar o método, Confúcio destinou o adjunto do órgão, Vitorino Cherque, que é ex-prefeito de Mirante da Serra e ex-presidente da Arom. “A atuação do subchefe é notória, pois ele conhece profundamente a pauta municipalista”, observa o presidente Marinho.

Após as reuniões com o governador e com o adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, a Arom constatou que os prefeitos terão um canal eficaz de comunicação, com rapidez de respostas às solicitações das prefeituras. Uma delas já é o acordo em que os convênios do transporte escolar serão pagos em espaço de temposuficiente, para que o serviço seja iniciado dentro do período.

Pacto Municipalista

Em outubro de 2014, os então candidatos a governador assinaram a carta-compromisso, que aponta inúmeros itens que precisam se ajustar aos municípios. Um dos objetivos principais é estabelecer metas de trabalho e parcerias com o governo de Rondônia. A Arom quer garantir, por exemplo, que a administração estadual considere a relevância das prefeituras, a autonomia municipal enquanto Ente Federado e sua fragilidade econômica e dependência financeira.

Fonte: Willian Luiz/Arom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri

O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no mês de agosto. Pelo

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)