Domingo, 8 de setembro de 2013 - 11h59
.jpg)
O desfile da Independência de 2013, em Porto Velho, que contou com a presença do vice-governador, Airton Gurgacz, representando o governador Confúcio Moura, e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ubiratan Poty, foi realizado na Avenida dos Migrantes, no trecho entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rio Madeira, às 19h.
A maior festividade cívica nacional, contou com um público estimado em 6.500 pessoas, onde desfilaram 1.300 militares do Exército, 12 da Marinha, 330 da Aeronáutica, 100 da Polícia Militar, 150 do Corpo de Bombeiros, além de quatro viaturas da Polícia Rodoviária Federal.
Os destaques no aparato militar ficou por conta dos dois aviões Super Tucanos e dois helicópteros AH2 sabre, da Força Aérea Brasileira, que sobrevoaram e executaram manobras sobre o local do evento e em boa parte da capital, além dos ex-combatentes do Exército, conhecidos como Pracinhas, que abrilhantaram as comemorações.
O desfile cívico teve início logo após o militar e foi aberto pela Loja Maçônica Glomaron, as Filhas de Jó e a Ordem Demolay. Em seguida vieram os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e das escolas estaduais Flora Calheiros Cotrin, Juscelino Kubitschek, Daniel Neri da Silva, Maria Carmosa Pinheiro, Castelo Branco, Carmela Dutra, Presidente Tancredo Neves, Major Guapindaia e Anísio Teixeira.
As bandas militares do exército e da Polícia Militar animaram todo o desfile, mas quem realmente se destacou foi a fanfarra do colégio Castelo Branco que levantou e arrancou aplausos do público e das autoridades presentes.
História
Relatos históricos dão conta de que neste dia, às margens do riacho do Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o então Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), teria bradado perante a sua comitiva a célebre frase: "Independência ou Morte!", que veio a ser conhecido como “Grito do Ipiranga”.
Os fatos que o levaram a tal decisão, ainda segundo os historiadores, o primeiro passo para a declaração de independência aconteceu com a presença da Família Real Portuguesa no Brasil a partir de 1808, motivada pela decretação do “Bloqueio Continental” no contexto da Guerra Peninsular, o aparelho de Estado Português passou a operar a partir do Brasil, que desse modo deixou de ser uma "colônia" e assumiu efetivamente as funções de metrópole.
O segundo passo, ocorreu com a eclosão da Revolução liberal do Porto (24 de agosto de 1820), que impôs o regresso de D. João VI a Portugal, visando forçar o retorno do chamado Pacto Colonial. A notícia do movimento chegou ao Rio de Janeiro em 12 de outubro, causando intensa comoção. Deste ponto em diante, era apenas uma questão de tempo, para que o controle político do Brasil viesse para as mãos dos brasileiros.

Depoimentos
Dentre as muitas autoridades presentes, entusiasmado o vice-governador Airton Gurgacz falou do evento e do momento político. “Hoje é um dia de alegria, pois comemoramos o dia da nossa independência”, continuando “vivemos em um país democrático, onde as manifestações acontecem e são justas. O que podemos ver é que o nosso povo é ordeiro, pois não houve nenhum ato de vandalismo”.
Sua esposa, Solange Gurgacz, aproveitou o momento e disse do seu contentamento em participar deste “momento importante em que se comemora os 191 anos de independência e vemos as mulheres desempenhando papéis cada vez mais relevantes, como é o caso da presidente Dilma e muitas outras aqui mesmo em nosso estado”.
O general de brigada, Ubiratan Poty, enfatizou que “o 7 de Setembro está correndo de forma muito bem organizada, pacífica, as tropas das três forças armadas e das corporações estão fazendo um desfile primoroso”. Quanto às manifestações, disse “estão sendo feitas de forma ordeira, sem nenhuma agressão e era como nós esperávamos”.
O coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, comandante geral da Polícia Militar do estado de Rondônia, reforçou que “hoje estamos rememorando o que os heróis do passado fizeram e temos que valorizar e cultuar tudo aquilo que fizeram por todos nós, através dessa solenidade cívico-militar, onde as famílias estão aqui, com suas crianças, idosos e jovens”.
O secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, pontuou: “estamos muito felizes com o desfile, pois tudo aconteceu de acordo com o programado”. Disse também, “o momento político do nosso estado é tranquilo. Hoje, não temos atritos entre poderes e nem entre instituições. O governador Confúcio, há 4 ou 5 dias, reuniu a alta cúpula do estado e discutiu a governabilidade. O estado está muito harmonioso e coeso”.
Finalizando, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Rondônia, coronel Lioberto Caetano, justificou a campanha para arrecadação de doações de alimentos, lançada nesta Semana da Pátria, dizendo: “realizamos esta ação solidária, pois acompanhamos as famílias que sofrem com as enchentes e outras intempéries climáticas”. Perguntado sobre a quantidade de alimentos que espera arrecadar, o coronel Caetano estimou em “algo em torno de 1,5 a 2 toneladas, que deverão ser distribuídas pela Defesa Civil aos necessitados”.
Outras autoridades que se fizeram presentes foram o desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Roosevelt Costa; o capitão de corveta Luiz Reginaldo de Macedo, Delegado Fluvial de Porto Velho; o coronel Augusto Cezar, comandante da Base Aérea de Porto Velho; o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco; diversos outros secretários de estado e dirigentes de autarquias.
Fonte: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)