Após semanas de ausência de frio intenso - ou em alguns lugares até a total percepção das temperaturas mais baixas - desta vez os modelos numéricos cogitam para a entrada de uma importante massa de ar polar sobre o Brasil até o final de semana.
Daniel Panobianco - A semana que começou com chuva forte em pontos restritos do Sul do Brasil e também na faixa oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ainda terá períodos de sol forte e calor até a próxima sexta-feira (7), quando daí por diante, quem passará a comandar as condições do tempo será uma grande e forte frente fria.
O sistema frontal chega no Sul já na quinta-feira, onde pode chover e, principalmente, ventar forte em vários pontos. Entre sexta-feira e o sábado, moradores de Mato Grosso do Sul e de São Paulo irão enfrentar uma brusca condição das condições meteorológicas, com chuva, muito vento soprando de sudoeste e forte queda das temperaturas. Já a partir do sábado à noite e a madrugada do domingo (9), Dia das Mães, a previsão dos modelos é de que o sistema frontal já tenha chegado até o sul da Amazônia configurando a segunda friagem do ano em Mato Grosso, Acre e Rondônia. O Dia das Mães de 2010 será lembrado em muitas cidades não só pela chuva e/ou o céu mais nublado, mas sim pelo vento gelado que irá soprar. O sistema de Alta pressão que vem na retaguarda desta frente fria tem origem totalmente continental e apresentará influências desde a superfície, onde nós estamos, até as mais altas camadas da atmosfera.
Os modelos numéricos - que são os supercomputadores que fazem os cálculos da previsão de tempo - ainda encontram-se bastante discordantes ao que tange quanto a temperatura irá cair. Para quem tem o costume de olhar sites de meteorologia, poderá ver de uma simples queda na mínima para o domingo de 16°C em São Paulo, ou para até frio de 8°C. Isso varia muito conforme o prognóstico de cada modelo. Os mais coerentes, no entanto, o regional ETA20 do CPTEC/INPE e o GFS, o norte-americano, concordam num só ponto: Haverá o ingresso de uma importante frente fria até o final de semana; O sistema frontal tem grandes chances de atingir o sul da Amazônia provocando a friagem; E a população sentirá pela força dos ventos, o que é um ar polar vindo do extremo sul do planeta.
Fonte: De Olho no Tempo

Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)