Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 - 13h40
A primeira-dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, reuniu na quarta-feira representantes de todas as secretarias e coordenadorias para tratar das ações para a realização dos projetos Tenda Rosas de Março, alusiva ao dia internacional das Mulheres e Tenda da Cidadania que acontece nos distritos do Baixo Madeira.
A Tenda é um projeto que leva, em um dia, serviços oferecidos por todas as 25 secretarias e coordenadorias da Prefeitura, como atividades que elevam a autoestima; pólos que tiram dúvidas sobre assuntos específicos como o bolsa família, carteira de trabalho entre outros. Na ocasião, também são ofertados cursos rápidos, que proporcionam uma nova alternativa de renda. “O momento da Tenda passa, mas tem sempre bons frutos que ficam como os cursos que são dados”, afirma Lucilene Peixoto.
Os secretários e coordenadores fizeram propostas de ações, que neste ano eleitoral deverão ser mais minuciosas. A chefe de gabinete Miriam Saldaña, esclareceu que muitos cuidados devem ser tomados para que as ações em prol da população não sejam mal interpretadas. “Já fizemos uma consulta e serviços que antes oferecíamos, agora não poderemos. É o caso da distribuição gratuita de lanche, fotografias 3x4, camisas do evento, shows com artistas do município, entre outros itens que podem ser considerados irregulares neste período”, alerta Miriam.
Rosas de Março
A tenda ‘Rosas de Março’, acontecerá no dia 18 de março, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no horário das 08 às 14 horas. Referindo-se ao trabalho desenvolvido para as mulheres no município, a primeira-dama, Lucilene Peixoto, lembrou, que foi plantada uma árvore de Ipê Roxo durante a Tenda do ano passado no meio do Complexo Madeira Mamoré. “Aquele Ipê representa toda a força de nosso trabalho voltado para as mulheres. Nada como uma árvore para simbolizar o crescimento de políticas públicas para mulheres que estamos tendo e acompanhando nesta administração”, afirma.
Assim como aconteceu no ano passado, estandes chamados de Estação (lembrando a EFMM) levarão diversos serviços, principalmente, às mulheres:
Estação da Beleza- Sob responsabilidade e coordenação da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e Casa da Juventude irá estabelecer parcerias com institutos de beleza e profissionais voluntários para oferecer os seguintes serviços: Cortes de cabelo; Escova, Prancha; Penteados; Manicure, Pedicure; Maquiagem, Sobrancelha. Além de Oficinas de Corte, Confecção de artesanatos em EVA.
Estações de Dança e de Cultura - Ficarão responsáveis a Fundação Cultural Iaripuna e Casa da Juventude com danças de salão, Cinema em parceria com o Festcine Amazônia, a Rádio Mulher , grande sucesso na edição anterior e que durante todo o evento farão comunicados, entretenimento e música.
Estação da moda e entretenimentos- Realizada pela Coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, fará um desfile de artesãs, a apresentação de uma peça contando a história da EFMM e apresentação gaitas.
Estação Saúde da Mulher- A secretaria municipal de Saúde (Semusa), fará a imunização, verificação de pressão arterial, glicemia, orientações DST/Aids.
Estação da Família I- a secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Semur) levará informações dos programas habitacionais, regularização fundiária e ‘Usocampeão’.
Estação da Família II- a secretaria municipal de assistência Social (Semas) fará a atualização de cadastro único e bolsa família e dará informações e encaminhamentos junto aos CRAS, CREAS, INSS.
Estação Superação- Articulada pelo Gabinete do Prefeito trabalhará juntamente com a Comunidade terapêutica para Mulheres que estão em tratamentos de uso de álcool e outras drogas e possibilitará a exposição de produtos confeccionados por estas mulheres.
Estação da Massagem- A secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semes) e Maternidade Municipal Mãe Esperança promoverão a massagem corporal para todas as mulheres. A Semes também fica responsável pela Estação Esporte e Lazer com a realização de atividades esportivas e Maratona do Batom, outro sucesso da edição passada.
Estação Verde - A secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) realizará a distribuição de mudas e orientações de plantio e vídeos ambientais. Estação Curumim a secretaria municipal de Educação (Semed) realizará a recreação com as crianças.
Baixo Madeira
Neste ano pela primeira vez será possível realizar a Tenda da Cidadania no Distrito de Demarcação, no Baixo Madeira. Será dia 10 de março, na Escola Municipal João de Barro. Também será contemplada pelo terceiro ano a comunidade de Calama que no dia 11 de março recebe a Tenda. O local será na Escola Municipal Ana Adelaide Granjeiro.
A primeira-dama, Lucilene Peixoto, explica que a equipe de trabalho para estas duas Tendas terá que ser reduzida, uma vez que será necessário ir de barco. “Dependemos de transporte para estes lugares, um dos motivos pelos quais ainda não havíamos realizado esta ação no Distrito de Demarcação. Mais os serviços serão os mesmos que qualquer outra Tenda”, disse.
Francisco Araújo, diretor do Departamento de Assuntos do Interior, conta que está muito alegre por poder realizar a ação no Baixo Madeira e ressalva a dificuldade de acesso, uma vez que são 15 horas para chegar ao local. “É importante valorizar estas comunidades. Demarcação tem menos de 400 habitantes e a prefeitura vai estar lá levando todos os seus serviços”, explica.
Alguns dos serviços oferecidos são:
Documento de reservista, através da Junta de serviços Militares; confecção de CPF em parceria com o Banco do Brasil; Certidão de Nascimento; Bolsa Família; Carteira de trabalho; cursos de EVA, Corte de cabelo e Manicure, dentistas, Clinico Geral; Pediatra; Farmácia; Vacinas; Orientações Jurídicas e recreação.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros
Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.