Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 07h59
A Lei 9.504/97, em seu art. 10, § 3º traz a exigência de que cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo. Esse quórum mínimo de candidaturas foi estabelecido pelo legislador com a finalidade de se alcançar uma igualdade de oportunidades para ambos os sexos, não apenas uma igualdade formal, mas sim uma igualdade material entre pleiteantes a um cargo eletivo.
Sem perder de vista a informação acima, em Rondônia, os números gerais mostram 502 candidatos registrados concorrendo a um cargo eletivo em 2010. Foram 413 candidaturas masculinas (82,27%) contra 89 candidaturas femininas (17,73%).
Das 89 mulheres registradas apenas 4 foram eleitas, o que significa dizer que 4,49% das candidatas registradas conseguiram se eleger. Se comparado o número de mulheres eleitas(4) com o total de candidatos registrados(502) essa taxa diminui ainda mais, ficando em 0,79%.
Para o Governo do Estado e as cadeiras reservadas ao Senado Federal houve hegemonia masculina.
Dentre os oito candidatos eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara Federal, apenas uma foi mulher, a Deputada Federal Marinha Célia Rocha Raupp de Matos foi a Deputada Federal mais votada no Estado de Rondônia.
Dos 24 Deputados Estaduais eleitos apenas 3 são mulheres, número que equivale a 12,5 % do total, são elas: Dep. Estadual Glaucione Maria Rodrigues, Dep. Estadual Epifânia Barbosa da Silva, Dep. Estadual Ana Lúcia Dermani de Aguiar.
A baixa representatividade feminina no poder rondoniense se contrapõe ao ocorrido nas eleições presidenciais, quando duas mulheres estiveram entre os três candidatos mais votados no 1º turno - Dilma Rousseff (candidata eleita) e Marina Silva-, juntas alcançando a expressiva marca de 67.287.791 de votos recebidos.
Fonte: Jaqueline Machado
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)