Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008 - 23h12
Roberta Pschichholz, de Dois Irmãos - Zero Hora
De volta do recesso que começou em 15 de dezembro, os parlamentares de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, abriram os trabalhos deste ano legislando em causa própria. Na primeira sessão de 2008, em meio ao Carnaval, aprovaram à 0h25min desta terça-feira, por sete votos a um, reajuste de 80% nos vencimentos de vereadores, secretários municipais, prefeito e vice.
Na cidade de 24.815 habitantes, os nove representantes do Legislativo recebem R$ 893,65. O aumento que eleva o salário para R$ 1.608, 57 só passará a valer a partir do próximo mandato. Em uma sessão tumultuada, com plenário lotado por moradores, os parlamentares invadiram a madrugada discutindo o tema. Por mais de cinco horas, os nove representantes do povo debateram o índice.
Na tribuna, o vereador Marcel Van Hatten (PP), argumentou que há 16 anos os subsídios dos parlamentares não sofrem reajuste. A justificativa é endossada pelo autor da proposta, vereador Elony Edgar Nyland (PP). Segundo ele, o ônus de votar o reajuste, que recuperaria apenas um terço das perdas salariais, ficou para os atuais parlamentares.
É uma defasagem que precisa ser reposta. E nem será usufruída pelos atuais representantes da cidade, mas sim pelos próximos disse Nyland.
A única voz contra o aumento entre os parlamentares era do vereador Gerson Miguel Schwengber (PT). Para ele, deveria haver um reajuste, mas não no patamar sugerido. Schwengber acredita que o assunto deveria ser discutido com mais tempo e votou contra a proposta.
Seria melhor propor um reajuste mais baixo para não exaltar a população observou Schwengber.
O tema repercutiu negativamente junto à comunidade local. Embora o assunto tenha sido levado à discussão justamente no meio do Carnaval, o período não teria sido escolhido para fugir à pressão popular. Conforme o regimento interno da Câmara, o início das atividades parlamentares acontece sempre na primeira segunda-feira de fevereiro.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do