Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Valdir Raupp ressalta importância da associação maçônica


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou, nesta segunda-feira (25), o Grande Oriente do Brasil pelos 190 anos de existência e chamou a atenção para a relevância dos serviços prestados pela instituição. O senador disse que o Grande Oriente do Brasil tem grande expressividade na sociedade brasileira e foi, durante mais de um século, a única associação de lojas maçônicas no país.

As suas 2.400 lojas e quase cem mil filiados a tornam a maior potência maçônica do mundo latino – disse.

Valdir Raupp lembrou que o Grande Oriente teve papel fundamental no processo de constituição do Brasil. Ele recordou que os maçons foram responsáveis pela formação política do país, já que estiveram envolvidos com o processo de independência e, em um segundo momento, com a manutenção da integridade territorial e pacificação dos vários conflitos que se seguiram à independência do Brasil.

O primeiro grão-mestre foi ninguém menos do que José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. O segundo grão-mestre foi Dom Pedro I, proclamador da Independência Nacional e Imperador Brasileiro – ressaltou.

O senador disse ainda que a associação desempenhou papel fundamental em outros dois eventos centrais da história do Brasil: a abolição da escravidão e a proclamação da República. Para ele, essa participação política refletiu, sobretudo, a consecução dos ideais maçônicos, entre eles, a defesa da democracia, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

O Grande Oriente do Brasil, ao longo de sua história, tem agido de maneira coerente na busca da defesa do princípio da dignidade da pessoa humana – afirmou.

Paraguai

O senador ainda manifestou preocupação com o povo paraguaio e com os brasiguaios, que são os brasileiros que vivem no Paraguai. Ele disse que não tem como criticar o governo que sofreu impeachment e nem o parlamento paraguaio, já que a destituição do governo foi amparada pela Constituição e pelas leis que regem a República do Paraguai.

Espero que esse conflito não atrapalhe o crescimento do Paraguai, não atrapalhe o desenvolvimento da sociedade paraguaia. Acho que sanções, neste momento, não vão resolver o problema – disse.

Valdir Raupp solicitou à diplomacia brasileira que se empenhe na resolução desse impasse.

Fonte: Agência Senado


 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)