Segunda-feira, 25 de junho de 2012 - 18h04
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou, nesta segunda-feira (25), o Grande Oriente do Brasil pelos 190 anos de existência e chamou a atenção para a relevância dos serviços prestados pela instituição. O senador disse que o Grande Oriente do Brasil tem grande expressividade na sociedade brasileira e foi, durante mais de um século, a única associação de lojas maçônicas no país.
As suas 2.400 lojas e quase cem mil filiados a tornam a maior potência maçônica do mundo latino – disse.
Valdir Raupp lembrou que o Grande Oriente teve papel fundamental no processo de constituição do Brasil. Ele recordou que os maçons foram responsáveis pela formação política do país, já que estiveram envolvidos com o processo de independência e, em um segundo momento, com a manutenção da integridade territorial e pacificação dos vários conflitos que se seguiram à independência do Brasil.
O primeiro grão-mestre foi ninguém menos do que José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. O segundo grão-mestre foi Dom Pedro I, proclamador da Independência Nacional e Imperador Brasileiro – ressaltou.
O senador disse ainda que a associação desempenhou papel fundamental em outros dois eventos centrais da história do Brasil: a abolição da escravidão e a proclamação da República. Para ele, essa participação política refletiu, sobretudo, a consecução dos ideais maçônicos, entre eles, a defesa da democracia, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
O Grande Oriente do Brasil, ao longo de sua história, tem agido de maneira coerente na busca da defesa do princípio da dignidade da pessoa humana – afirmou.
Paraguai
O senador ainda manifestou preocupação com o povo paraguaio e com os brasiguaios, que são os brasileiros que vivem no Paraguai. Ele disse que não tem como criticar o governo que sofreu impeachment e nem o parlamento paraguaio, já que a destituição do governo foi amparada pela Constituição e pelas leis que regem a República do Paraguai.
Espero que esse conflito não atrapalhe o crescimento do Paraguai, não atrapalhe o desenvolvimento da sociedade paraguaia. Acho que sanções, neste momento, não vão resolver o problema – disse.
Valdir Raupp solicitou à diplomacia brasileira que se empenhe na resolução desse impasse.
Fonte: Agência Senado
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do