Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TSE começa julgamento de Jackson Lago


 
O julgamento está previsto para começar na tarde de hoje, apesar de o TSE não confirmar oficialmente. Advogado de Lago, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do TSE, Francisco Rezek , enviou um memorial ao relator do caso, ministro Eros Grau, classificando o caso como uma "tentativa de golpe de Estado". Segundo ele, o parecer do vice-procurador geral eleitoral do TSE, Francisco Xavier Pinheiro Filho, "é uma peça contaminada por gritantes contradições e equívocos jurídicos". Rezek alega caráter político na decisão e critica o fato de Pinheiro Filho ter elaborado o parecer em duas semanas, apesar de o processo ter 15 mil páginas.

A coligação "Maranhão - A Força do Povo", da candidata Roseana Sarney, em 2006, alega que o então governador José Reinaldo Tavares (PSB) beneficiou a candidatura de Lago ao assinar convênios e repassar recursos a municípios. Tavares era aliado da família Sarney no Estado, mas rompeu com o grupo e apoiou Lago no segundo turno. A defesa de Lago argumenta que ele não foi beneficiado, já que Roseana venceu em 101 municípios dos 156 que receberam repasses e assinaram convênios. Lago foi vitorioso nos maiores colégios eleitorais, como São Luís e Imperatriz.

A expectativa do PMDB do Maranhão é de que a senadora Roseana Sarney assuma em breve o governo estadual. O presidente do diretório estadual, Reni Ribeiro, justifica o recurso contra o diploma de Lago como uma "forma de fazer justiça". "Perdemos pelo uso da máquina. Usaram a estrutura pública sem limite", disse. "Roseana será governadora. Isso não acontecerá por revolução, mas porque cumprimos a lei, com espírito democrático".

Com receio de perder o mandato, Lago pediu apoio ao governo federal e a partidos de esquerda. O PT do Maranhão já manifestou apoio e ontem o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), declarou solidariedade e disse ter vivido pressão política semelhante ao ser eleito no Estado. "Vencemos tradicionais chefes políticos. Seria um desrespeito à democracia e à prática dos valores éticos a cassação do governador Jackson Lago. Estou nessa luta", disse, ao participar de reunião com presidentes do Mercosul, na Bahia. O governo recorreu também ao apoio de movimentos sociais, como MST e Via Campesina, que fizeram vigília em frente à sede do governo estadual. Tanto o PMDB do Maranhão quanto representantes do governo Lago esperam que o julgamento termine ainda nesta semana.

Na sexta-feira, o PPS protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contestando decisão do TSE de limitar a seis as testemunhas que poderiam ser indicadas pelas partes. O PPS observou que o governador e o vice enfrentam nove acusações.

Fonte: Jornal Valor com agências noticiosas

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)