Segunda-feira, 19 de julho de 2010 - 15h07
Encerrou dia 16, o treinamento oferecido aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, para a capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando garantir o atendimento aos deficientes auditivos na Sede do TRE e nos Cartórios Eleitorais.
O treinamento foi ministrado por dois instrutores surdos, Hélio Domelide e Rogério Belussi, que há quatro anos ministram cursos dessa natureza.Eles contaram com o auxílio do intérprete Tiago Saretto, tradutor do primeiro livro matogrossense de sinais, o Juguru. “A língua de sinais é como qualquer outro idioma. Elimina barreiras e preconceitos enfrentados pelos surdos que querem ser entendidos em qualquer lugar”, afirmou o tradutor.
No curso foram ensinados sinais de verbos, palavras, frases comuns utilizadas no atendimento à pessoa surda, compreensão de texto, diálogos e a importância do intérprete de libras. Tiago ainda esclareceu a diferença entre o deficiente auditivo e o surdo. 'É considerado surdo aquele que tem a perda de 40 decibéis ou mais. Mas é preciso que a pessoa aceite ser identificado como surdo, utilizando a língua de sinais como meio de comunicação, interaja com pessoas surdas. Caso não ocorra essa identificação, ele é considerado deficiente auditivo".
Em dez dias e foram capacitadas duas turmas, cada uma com 25 servidores. Segundo a coordenadora de educação e desenvolvimento, Maria Eliane Imada, 'o resultado foi excepcional. Houve 100% de aproveitamento com relação ao aprendizado e qualidade técnica dos instrutores".
Pessoas interessadas em aprender a língua de sinais poderão entrar em contato com a Associação de Surdos de Mato Grosso pelo telefone (65) 3321-6439.
Fonte: TRE-MT
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do