Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

STF: Manter nepotismo pode virar ação de improbidade, diz presidente



GABRIELA GUERREIRO
Folha Online 
 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse nesta sexta-feira que os casos de descumprimento da súmula sobre o nepotismo podem ser transformar em ações por improbidade administrativa na Justiça.

"No Ministério Público podem surgir outras ações, até mesmo ação de improbidade administrativa e outras discussões no campo penal. Mas não estamos preocupados com isso, o que queremos é que a súmula seja observada, cumprida."

Para o ministro Ricardo Lewandowski, uma das penalidades para aqueles que descumprirem a determinação do tribunal é a devolução dos salários pagos a parentes contratados na prática do nepotismo.

"A penalidade é a nulidade do ato. A partir do momento que a súmula foi editada, ela passa a ser de observância obrigatória. Parentes ou familiares indicados indevidamente não poderiam mais receber os seus vencimentos. E a partir deste momento, uma das penalidades seria a devolução do que foi recebido indevidamente", afirmou.

Assim como Mendes, Lewandowski disse que o descumprimento da súmula com o fim do nepotismo prevê ações no Ministério Público estadual ou federal. O ministro saiu em defesa da decisão do tribunal ao afirmar que o nepotismo é uma "ofensa aos princípios da moralidade e da eficiência na administração pública".

"O Supremo nada mais fez do que dizer que a proibição do nepotismo precisa de lei específica ou algum ato, decorrente diretamente da Constituição. Em muitos órgãos havia o nepotismo sob o pretexto de que não havia lei proibindo", afirmou Lewandowski.

Cargos de confiança

Mendes disse que a discussão sobre eventuais mudanças na contratação de servidores com cargos comissionados ou de natureza especial após a decisão sobre o nepotismo é prerrogativa exclusiva do Poder Legislativo.

"Isso não está colocado na agenda do tribunal, é uma tarefa da agenda política. Temos feito isso no âmbito dos tribunais, limitando cargos de confiança. Só isso já propicia avanços."

Segundo o presidente do STF, a súmula vinculante foi "bem recebida" pelos integrantes do Judiciário, assim como pelos presidentes da Câmara e do Senado. "Eu acho que nós estamos caminhando bem na modernização institucional", afirmou.

Mendes e Lewandowski participaram, nesta sexta-feira, do Fórum Brasileiro de Direito Constitucional, realizado em Brasília.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)