Porto Velho (RO) quinta-feira, 29 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Senador Raupp destaca crescimento político-eleitoral do PMDB, em todo o país


 

(Brasília, 28.10.08)  O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp destacou da tribuna no dia de hoje(28/10), o crescimento político-eleitoral do partido, após as eleições  municipais ocorridas em todo o país, em dois turnos.

"O nosso partido, o PMDB, apresentou, nesse quadro geral, uma recuperação bastante significativa, passando de 1.059 prefeitos eleitos, em 2004 para 1.203 este ano, aproximando-se dos resultados de 1996 e 2000", frisou o líder peemedebista.

Informou também que foi nas capitais que o partido teve o maior sucesso eleitoral passando de 3 prefeitos eleitos, em 2004, para seis eleitos, este ano. O PMDB superou outros partidos da base aliada, a exemplo do PTB  que tinha um prefeito de capital e agora terá dois. 

Lembrou o senador que s resultados das eleições municipais causam sempre alguma rearrumação à correlação das forças políticas em disputa pelo poder. "E é por isso que, tanto os governadores e secretários quanto os ministros e o próprio presidente da República tendem a participar com algum protagonismo dessas campanhas, sobretudo nas capitais de estado, inclusive por seu valor simbólico", comentou o senador.

Raupp registrou que Jornais de várias parte do mundo noticiaram as eleições municipais brasileiras, a exemplo do que fizeram, o argentino Clarín; o boliviano Los Tiempos, o britânico Guardian; o espanhol El País; o norte-americano New York Times e  o francês Le Monde, dentre outros.

NO Brasil, a imprensa  noticiou de forma consensual o fortalecimento do PMDB na aliança de apoio ao governo e, no papel no papel relevante que deverá exercer na sucessão presidencial de 2010.

"Eleições livres e periódicas constituem o ritual por excelência do regime de soberania do povo," disse o senador Raupp, explicando que  o   resultado é sempre positivo para a democracia por demonstrar    a consciência, a opinião e a vontade do povo.

Concluindo, o senador registrou  a passagem neste dia 28 de outubro,  o Dia do Servidor Público. "São profissionais valorosos e imprescindíveis ao bom funcionamento dos serviços que o Estado brasileiro presta ao cidadão. A todos vocês, servidores, meu especial agradecimento, pelos esforços que empreendem em prol de um Brasil mais justo, solidário e próspero", ressaltou o senador Raupp.  

Fonte: José Ribamar

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu