Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Roriz diz que é ficha limpa e que ministros do Supremo rasgaram a Constituição


 
Iolando Lourenço
Agência Brasil

Brasília - O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz criticou o Supremo Tribunal Federal por não ter concluído o julgamento da ação que moveu contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Como a candidatura dele ao governo do DF permanecia sub judice, Roriz desistiu de participar da disputa. Segundo ele, houve uma “orquestração organizada”. “Eu estou sendo instrumento de perseguição. Me tiraram tudo – o direito de disputar o governo. Só me resta lutar”.

Roriz disse que, mesmo não sendo candidato, continuará participando ativamente da campanha da mulher dele, Weslian Roriz, que vai substituí-lo na chapa do PSC. “Minha participação será permanente e levarei a toda a população do DF minha palavra com emoção e como vítima para eleger minha esposa”.

Em manifesto distribuído à imprensa, Joaquim Roriz fez criticas à decisão da justiça e se considerou vítima do julgamento. “Minha ficha é limpa e minha consciência mais limpa do que a consciência dos que me acusam sem provas; e até mesmo do que a de alguns juízes que me julgaram apenas com base em sofismas, muito mais apegados às luzes dos holofotes do que ao espírito das leis. Rasgaram a Constituição; jogou-se no lixo os princípios gerais do Direito; construíram interpretações, e, no meu caso particular, ignoraram que nunca foi aberto contra mim qualquer processo com base e jamais sofri condenação transitada em julgado em qualquer esfera do judiciário”.

No manifesto, Roriz diz que os adversários tentam de todas as maneiras impedir que ele seja candidato. “Criaram novas leis, novas regras e sequer decidiram sobre elas, numa atitude medrosa. Me tornaram vítima de uma brutal injustiça!”.

Roriz informou que, em respeito à democracia, a eleição ocorrerá e “o povo de Brasília me honrará, elegendo governadora minha amada esposa, companheira de 50 anos, Weslian Roriz, competente, honrada, humana e digna. Estarei com ela a cada minuto, como ela a cada minuto sempre esteve comigo e foi a grande responsável pela alta dose de humanismo dos quatro períodos de governo que chefiei”. Ao ser perguntado se iria trabalhar no governo do Distrito Federal caso Weslian seja eleita, Roriz brincou: “Só se ela me convidar”.

Os jornalistas insistiram para que Weslian Roriz participasse da entrevista coletiva. Mas só no fim do encontro, a nova candidata concordou em dar uma declaração. Disse que vai trabalhar para cumprir as promessas do programa de governo de Joaquim Roriz. “Ele vai me ajudar.”

Weslian fez um desabafo sobre a situação do marido. “Como eu vi meu marido sofrendo essa madrugada toda [por causa do julgamento do STF] eu não podia deixar ele passando por essa humilhação. Então, eu vou seguir o caminho dele e continuar trabalhando por Brasília”.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç