Porto Velho (RO) domingo, 1 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Rondonistas se reúnem hoje em Brasília


Deborah Souza
Da Agência Brasil


Brasília - Pela primeira vez na história do Projeto Rondon, os universitários e professores que vão voltar às comunidades onde o projeto já atuou se reúnem antes da viagem. Mais de 240 rondonistas de todo o país têm um encontro hoje (8), em Brasília, para a cerimônia de abertura da Operação Verão, a segunda das três operações previstas para este semestre.

O Projeto Rondon é um programa de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa, que conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

O coordenador do projeto no Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UNB), Antonio Carlos dos Anjos Filho, explicou que o objetivo da Operação Verão voltar a mais de 20 municípios que já foram visitados em expedições anteriores levando projetos diferentes.

“Nos municípios, nós aplicamos oficinas, fazemos palestras, campanhas que beneficiam a comunidade, nunca esquecendo, que em primeiro lugar vem a comunidade, o que ela realmente precisa e não o que a gente quer oferecer”, disse Anjos Filho, em entrevista à Agência Brasil.

O coordenador destacou que os rondonistas sempre têm o cuidado de analisar as necessidades dos municípios, de modo que as universidades levem o máximo possível de informações.

“No final, com certeza, os beneficiados não são só as comunidades, mas também os acadêmicos, porque cada aluno que participa do Projeto Rondon, nunca mais será o mesmo.”

A cerimônia de abertura da Operação Verão, que está prevista para as 15h, na Universidade de Brasília, conta com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim; do senador Cristovam Buarque (PDT/DF) e do reitor da UnB, Timothy Mulholland.

Amanhã (9) à noite, os estudantes e professores embarcam para uma temporada de 15 dias em 23 municípios de oito estados: Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins.

 

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu