Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ricardo Viveiros lança o livro: 'Laudo Natel – um bandeirante'


 

Evento, que acontecerá no Museu da Casa Brasileira, a partir das 19 horas, contará com a presença do biografado, que acaba de completar 90 anos, e segue em plena atividade, bem como, de inúmeras personalidades da política, do empresariado e dos esportes que já confirmaram suas presenças.

Ao apresentar a trajetória de vida de Laudo Natel, o 21º livro do jornalista Ricardo Viveiros revela um conteúdo rico em registros históricos sobre política, economia e esportes do Brasil nos últimos 50 anos. O relato biográfico resgata a trajetória do homem de origem simples que, ainda adolescente, soube aproveitar as oportunidades do destino. Laudo Natel construiu sólida carreira em um dos maiores bancos privados do País (Bradesco), exerceu a presidência do São Paulo Futebol Clube (fez o Estádio do Morumbi) e ocupou por duas vezes o governo de São Paulo.

“A vida é um sonho possível de se realizar com ética, trabalho e amor. Aos 90 anos de idade vejo que foi muito bom sempre acreditar nisso.”

Afirma Laudo Natel, no convite para o lançamento de sua biografia.
 


“Eu preciso que o senhor assuma o governo do Estado, porque não quero fazer intervenção em São Paulo”. A frase foi dita pelo presidente da República, o marechal Castelo Branco ao então vice-governador Laudo Natel, em um domingo de junho de 1966. O trecho do livro “Laudo Natel – um bandeirante” (Imprensa Oficial do Estado, 320 páginas) joga luz sobre a história de vida de um homem que nasceu em um lar humilde, no interior de um dos mais importantes estados da Federação, e teve papel relevante na história do País, na economia, nos esportes e na política.

De um simples funcionário de carreira em um dos mais importantes bancos do País, Laudo Natel se tornou governador após o Golpe Militar de 1964, e ainda eleito pelo voto popular. Um homem, simples, ético, capaz, trabalhador, elegante, sensível e de larga visão como empreendedor. Ao assumir o governo de São Paulo em duas gestões, Natel antecipou o futuro para todas as regiões do Estado. Os resultados da busca por um desenvolvimento igualitário, e que somente hoje é chamado de “interiorização”, lhe valeram o título de “Governador Caipira”.

Dirigente do São Paulo Futebol Clube durante 14 anos, com inteligência e determinação construiu o maior patrimônio esportivo privado do planeta: o complexo social e esportivo do Morumbi, em uma missão que abraçou ao longo de 18 anos. Criou, para tanto, o que hoje se denomina marketing esportivo.

A trajetória de vida de Laudo Natel é contada pelo próprio biografado e por mais de cinquenta entrevistados: políticos, como Claudio Lembo, Antonio Delfim Neto e Miguel Colasuonno; os empresários Lázaro Brandão e Ivan Zurita; os juristas Ives Gandra Martins, Paulo Planet Buarque e Henri Aidar; o escritor Benedito Ruy Barbosa, que criou um dos personagens principais da telenovela “O Rei do Gado” inspirado em Laudo Natel.

Trinta e cinco anos após ter cumprido dois mandatos como governador de São Paulo, depois de uma carreira bem-sucedida como diretor de um grande banco e presidente de um dos maiores times de futebol do País, Laudo Natel está consciente de sua trajetória, mas permanece o que sempre foi: um homem do interior, de vida simples e sem qualquer traço de vaidade.

Para o autor, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, produzir a biografia de Laudo Natel foi um desafiador e complexo exercício, que exigiu habilidade nas entrevistas e a construção de um contexto histórico a partir de criteriosa pesquisa, para assim alcançar um resultado mais próximo possível da verdade.

Sobre este livro, que é a 6ª biografia e o 21º obra de sua carreira, Viveiros comenta que o mais difícil foi a tarefa de desvendar histórias de um homem sem vaidade que, embora extremamente gentil, não se deixa pressionar por ninguém. “Ele é senhor de seu próprio destino. Assim, preferi deixar que, por si mesmo, acreditasse ser esta biografia um direito dos paulistas e brasileiros. Entrego aos leitores, à história de São Paulo e do Brasil, a vida de Laudo Natel, o último bandeirante. Espero que este livro seja um justo resgate, uma feliz recordação para os que viveram o seu tempo, bem como, um exemplo para os jovens que poderão construir — como ele tão bem soube fazer —, um futuro ainda melhor e mais justo para todos.”

Serviço:

Lançamento do livro: “Laudo Natel – um bandeirante”, de Ricardo Viveiros.

Data e horário: 25 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, com estacionamento no local e coquetel.

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Itaim - São Paulo – SP


--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br / Ascom: Tainá Ianone (MTb. 48.231)
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)