Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Reparo do gasoduto Brasil-Bolívia levará 21 dias se chuvas diminuírem



Nielmar de Oliveira
Agência Brasil
 

 Rio de Janeiro - Em nota divulgada há pouco, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) informa que a previsão para conclusão das obras de reparo no trecho do gasoduto rompido no bairro de Belchior, na região de Gaspar (SC), é de 21 dias desde que as condições climáticas permitam.

A TBG e a Petrobras, diz a nota, mantiveram entendimentos com as distribuidoras de gás natural SCGás e Sulgás, que abastecem os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a fim de garantir um plano de contingência para o fornecimento de 30 mil  metros cúbicos diários - volume  suficiente para atender os serviços essenciais (residências, hospitais e comércio) durante o período da obra.

"As empresas do Sistema Petrobras-BR Distribuidora e Liquigás - estão juntando esforços para disponibilizar ao mercado outros combustíveis", afirma a nota.

O incidente que interrompeu o fornecimento de gás natural para parte de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul foi causado pelo rompimento do duto, em função de grande quantidade de terra e lama que se movimentou devido às chuvas dos últimos dias.

Em conseqüência, o acesso ao local para os reparos necessários só pode ser feito por via aérea, incluindo o transporte de equipamentos e equipe técnica, o que dificulta os trabalhos. 

A TBG vai fazer um desvio no duto, de aproximadamente 300 metros de comprimento, para atender a população até que o reparo definitivo seja feito. As obras vão envolver 100 funcionários, da TBG, de empresas fornecedoras e profissionais do Sistema Petrobras.


Para evitar novas ocorrências, paralelamente aos trabalhos de reparo, a TBG está inspecionando todo o trecho sul do gasoduto para avaliar a integridade do ramal. 

Segundo a empresa, o fornecimento de gás para os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná está normal.


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)