Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Reduzir idade penal é propaganda enganosa contra violência


"O grande equívoco que se refere à redução da maioridade penal está na propaganda enganosa de que, se reduzindo a idade penal, se estaria combatendo efetivamente a violência". A afirmação é do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.

Para o presidente da OAB, a redução da maioridade penal seria a função mais cômoda a ser tomada pelo Estado. "Ao invés de resolver o problema da violência como um todo e investir na melhoria das questões sociais, o Estado iria apenas coibir a sua ponta, que é a punição de envolvidos em crimes".

Exemplo de que a redução da idade penal não é a forma ideal para combater a violência, segundo Cezar Britto, foi a barbárie cometida contra o menino João Hélio, no Rio de Janeiro, que chocou o Brasil. "É a demonstração mais clara de que não é aumentando ou reduzindo a pena que se combate a violência. Tanto é que, dos cinco acusados, quatro já tinham atingido a idade adulta e nem por isso deixaram de cometer o crime", acrescentou Cezar Britto.

A questão da violência está sendo examinada pela OAB no âmbito do Fórum pela Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, composto, ainda, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), associações de magistrados, de promotores públicos e demais entidades representativas da sociedade. A próxima reunião do Fórum será às 9h30 do próximo dia 14. 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)