Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT é o partido no qual a população de Rondônia mais confia, atesta pesquisa



Realizada entre os dias 3 a 9 dezembro, pesquisa elaborada pelo Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE) em 18 municípios, com 1.964 eleitores, aponta que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem a confiança de 22,2% dos entrevistados, seguido pelo PMDB, com 12,7% e PSDB, com 6,7%.

“Esse dado atesta a solidez da legenda, mostra o que temos constatado nas andanças nos municípios, que o PT é reconhecido de forma positiva, e como principal partido de sustentação do governo, no comando do país há 12 anos, tem apresentado resultados significativos para a melhoria de vida da população com as políticas públicas adotadas”, afirma o deputado federal Padre Ton.

O índice de Rondônia se aproxima da realidade nacional, medida pelo Datafolha. Divulgados em março deste ano, os dados do instituto paulista apontam 29% de preferência para o PT, 7,5% para o PMDB e 4,5% para o PSDB. “Mais uma vez, no âmbito nacional e regional, constatamos que as tentativas de criminalização do PT não afetam a confiança do eleitorado em nosso partido”, avalia Padre Ton.

A pesquisa, segundo Padre Ton, será apresentada ao Diretório Estadual do PT durante reunião neste final de semana, em Ji-Paraná. 

Pré-candidato ao governo de Rondônia, posição definida em maio durante reunião do diretório estadual em Jaru, Padre Ton solicitou a pesquisa ao IRPE não apenas para avaliar as possibilidades eleitorais do partido mas também para ter um panorama mais detalhado da realidade política de Rondônia.

“Os pesquisadores abordaram não apenas a preferência para Governo, Senado e Presidência da República, mas indagaram também sobre como avaliam a Assembléia Legislativa; quais os parlamentares federais estariam fazendo um bom trabalho e quais os acertos e erros do governo Confúcio Moura”, diz.

Governo

Em três cenários da pesquisa em questão estimulada, para governo, o nome do deputado Padre Ton é estável, com índices que variam de 10,3% a 11,3%. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, tem somente 0,5% de preferência, e Confúcio Moura perde para o ex-senador Expedito Júnior. 

Os índices do deputado Padre Ton são praticamente iguais ao de Confúcio Moura, que em três diferentes cenários tem menção que não ultrapassa 12%. Aliás, Confúcio Moura e o prefeito José Bianco (DEM), de Ji Paraná, são os mais rejeitados pelo eleitor pesquisado. Não votariam neles, de jeito nenhum, 23,9% e 22,2%.

“A situação do governador realmente não é boa, conforme já apontam outras pesquisas. O IRPE constatou ainda o que também já havia sido identificado em outras sondagens. Mais de 45% dos entrevistados avaliam a saúde como a área de maio erro do governo”, diz Padre Ton. A educação é o segundo, na avaliação de 24,7% e estradas o terceiro, para 19,4% dos entrevistados.

Bom trabalho

Dos onze parlamentares federais – três senadores e oito deputados -, o deputado Padre Ton está entre os cinco a quem se reconhece fazer um “bom trabalho” no parlamento brasileiro.

Dilma Rousseff

O crescimento da presidente Dilma Rousseff na região Norte, a exemplo da recente pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é detectado também na pesquisa do IRPE. À pergunta “Dos nomes citados, em quem você votaria para presidente da Republica?”, 41,8% dos eleitores pesquisados responderam Dilma Rousseff; 19,8% o tucano Aécio Neves e 8,1%  o pessebista Eduardo Gomes. Não responderam 30,3%.

Senado

Numa disputa em que teria como presumíveis concorrentes o atual senador e empresário Acir Gurgacz, o ex-senador Expedito Júnior, o deputado federal Moreira Mendes (PSD) e a vereadora Scheila Cassol, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) lidera a preferência com 20,2% das citações, três pontos a mais do segundo colocado, Acir (17,9%).  

Renovação

Renovação total é o que deseja o eleitorado de Rondônia. Para 98,2% deve haver renovação total nas eleições gerais de 2014, e 91,2% não votariam em candidatos ficha suja.

Municípios pesquisados

Os 18 municípios pesquisados pelo IRPE foram Porto Velho; Ji-Paraná; Vilhena; Ariquemes; Cacoal; Jaru; Rolim de Moura; Ouro Preto; Guajará-Mirim; Pimenta Bueno; Machadinho; Buritis; Espigão do Oeste; Alta Floresta; Presidente Médici; São Miguel do Guaporé; Colorado do Oeste e Nova Brasilândia.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)