Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT é o partido no qual a população de Rondônia mais confia, atesta pesquisa



Realizada entre os dias 3 a 9 dezembro, pesquisa elaborada pelo Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE) em 18 municípios, com 1.964 eleitores, aponta que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem a confiança de 22,2% dos entrevistados, seguido pelo PMDB, com 12,7% e PSDB, com 6,7%.

“Esse dado atesta a solidez da legenda, mostra o que temos constatado nas andanças nos municípios, que o PT é reconhecido de forma positiva, e como principal partido de sustentação do governo, no comando do país há 12 anos, tem apresentado resultados significativos para a melhoria de vida da população com as políticas públicas adotadas”, afirma o deputado federal Padre Ton.

O índice de Rondônia se aproxima da realidade nacional, medida pelo Datafolha. Divulgados em março deste ano, os dados do instituto paulista apontam 29% de preferência para o PT, 7,5% para o PMDB e 4,5% para o PSDB. “Mais uma vez, no âmbito nacional e regional, constatamos que as tentativas de criminalização do PT não afetam a confiança do eleitorado em nosso partido”, avalia Padre Ton.

A pesquisa, segundo Padre Ton, será apresentada ao Diretório Estadual do PT durante reunião neste final de semana, em Ji-Paraná. 

Pré-candidato ao governo de Rondônia, posição definida em maio durante reunião do diretório estadual em Jaru, Padre Ton solicitou a pesquisa ao IRPE não apenas para avaliar as possibilidades eleitorais do partido mas também para ter um panorama mais detalhado da realidade política de Rondônia.

“Os pesquisadores abordaram não apenas a preferência para Governo, Senado e Presidência da República, mas indagaram também sobre como avaliam a Assembléia Legislativa; quais os parlamentares federais estariam fazendo um bom trabalho e quais os acertos e erros do governo Confúcio Moura”, diz.

Governo

Em três cenários da pesquisa em questão estimulada, para governo, o nome do deputado Padre Ton é estável, com índices que variam de 10,3% a 11,3%. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, tem somente 0,5% de preferência, e Confúcio Moura perde para o ex-senador Expedito Júnior. 

Os índices do deputado Padre Ton são praticamente iguais ao de Confúcio Moura, que em três diferentes cenários tem menção que não ultrapassa 12%. Aliás, Confúcio Moura e o prefeito José Bianco (DEM), de Ji Paraná, são os mais rejeitados pelo eleitor pesquisado. Não votariam neles, de jeito nenhum, 23,9% e 22,2%.

“A situação do governador realmente não é boa, conforme já apontam outras pesquisas. O IRPE constatou ainda o que também já havia sido identificado em outras sondagens. Mais de 45% dos entrevistados avaliam a saúde como a área de maio erro do governo”, diz Padre Ton. A educação é o segundo, na avaliação de 24,7% e estradas o terceiro, para 19,4% dos entrevistados.

Bom trabalho

Dos onze parlamentares federais – três senadores e oito deputados -, o deputado Padre Ton está entre os cinco a quem se reconhece fazer um “bom trabalho” no parlamento brasileiro.

Dilma Rousseff

O crescimento da presidente Dilma Rousseff na região Norte, a exemplo da recente pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é detectado também na pesquisa do IRPE. À pergunta “Dos nomes citados, em quem você votaria para presidente da Republica?”, 41,8% dos eleitores pesquisados responderam Dilma Rousseff; 19,8% o tucano Aécio Neves e 8,1%  o pessebista Eduardo Gomes. Não responderam 30,3%.

Senado

Numa disputa em que teria como presumíveis concorrentes o atual senador e empresário Acir Gurgacz, o ex-senador Expedito Júnior, o deputado federal Moreira Mendes (PSD) e a vereadora Scheila Cassol, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) lidera a preferência com 20,2% das citações, três pontos a mais do segundo colocado, Acir (17,9%).  

Renovação

Renovação total é o que deseja o eleitorado de Rondônia. Para 98,2% deve haver renovação total nas eleições gerais de 2014, e 91,2% não votariam em candidatos ficha suja.

Municípios pesquisados

Os 18 municípios pesquisados pelo IRPE foram Porto Velho; Ji-Paraná; Vilhena; Ariquemes; Cacoal; Jaru; Rolim de Moura; Ouro Preto; Guajará-Mirim; Pimenta Bueno; Machadinho; Buritis; Espigão do Oeste; Alta Floresta; Presidente Médici; São Miguel do Guaporé; Colorado do Oeste e Nova Brasilândia.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu