Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidente do PSDB constesta pesquisas e diz que disputa será no 'pau'



FÁBIO GUIBU
Folha Online


O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse neste domingo, pouco antes de votar em Recife (PE), que a eleição será disputada "no pau" e que as pesquisas que apontam a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, "estão equivocadas".

"Acho que essas pesquisas não estão certas", afirmou. "O nível de diferença para outras [pesquisas] que nós temos é grande, o que nos deixa em condições completamente competitivas", declarou.

 "A eleição será disputada 'no pau', como se diz por aí, e não como as pesquisas indicam. E tem muita chance de o nosso candidato ser vitorioso", disse Guerra, que coordena nacionalmente a campanha do tucano José Serra.

Levantamento divulgado hoje pelo Datafolha mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 55% dos votos válidos, dez pontos à frente de Serra.

Guerra disse que as eleições "estão mais ou menos definidas no norte, com vantagem para Dilma, no nordeste --onde a petista também vencerá, na opinião dele-- e no Sul, a favor de Serra, "com conforto".

"No centro-oeste a gente deve ganhar por uma margem previsivelmente significativa", declarou. "No sudeste, os resultados não são firmes de nenhum lado", opinou.

"Não há confirmação do provável resultado geral em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo", afirmou. "No Espirito Santo, ganhamos nós. No Rio, devemos perder, mas a margem é discutível."

Sobre o possível resultado em São Paulo, o senador disse acreditar na vitória tucana, mas "com margem que nós não temos segurança ainda". Em Minas Gerais, afirmou, "a gente ganha, sem folga, mas de forma suficiente".

Guerra acha, contudo, que os efeitos da abstenção ainda são um mistério no segundo turno. "Fizemos um estudo, mas foi inconclusivo", disse. "Qualquer coisa que se fale dela é menos segura que as pesquisas", declarou.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç