Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 12h26
A prefeitura de Porto Velho firmou mais uma parceria com o “Sistema S” e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para capacitação profissional de 8 mil e 300 pessoas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na última sexta-feira (29), no gabinete do prefeito Mauro Nazif foi assinada a ata de pactuação entre o Município e demais entidades.
Mauro Nazif destacou a importância da parceria com objetivo de formar mão de obra ao mercado de trabalho na Capital. “Ficamos muito contente, pois vocês são os atores e a prefeitura é coadjuvante nesse processo. Na realidade, a parceria já existe e nós estamos apenas formalizando”, comentou. O prefeito ainda destacou a credibilidade de cada um dos envolvidos no processo de capacitação profissional.
O secretário adjunto de desenvolvimento socioeconômico e turismo, Eduardo Rauen, também fez questão de agradecer aos representantes do Ifro e do “Sistema S” para tornar o Pronatec acessível aos moradores da Capital e dos distritos, especialmente aos mais carentes. Disse que é o maior e melhor programa de capacitação do Brasil idealizado pelo Governo Federal e executado com o apoio das prefeituras e parceiros.“Estamos investindo em qualificação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho. Vagas existem, mas está faltando pessoas qualificadas para assumirem essas vagas que o mercado oferece”, declarou Rauen. Segundo o secretário, em 2013, a prefeitura e parceiros qualificaram 6 mil trabalhadores e em 2014 serão 8 mil e 300, cerca de 35% a mais.
Cursos
Serão oferecidas vagas para cursos nas áreas de alimentos, construção civil, transporte, beleza e estética, saúde, vestuário, gestão, tecnologia e metal mecânica. Pessoas com idade a partir dos 15 anos poderão se matricular diretamente no Sine Municipal, que fica nos fundos da prefeitura, na Rua José do Patrocínio.
É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, e se for o caso, cadastro único ou requerimento para o seguro desemprego. Cada aluno receberá uma bolsa auxílio estudantil no valor de R$ 160,00 ao mês e material didático.
Dentre os cursos oferecidos, estão os de pedreiro, operador de retroescavadeira, manutenção e montagem de computador, frentista, panificação, recepcionista, auxiliar de recursos humanos, cobrador de ônibus, operador de guindaste, auxiliar administrativo, auxiliar de crédito e cobrança, agente de combate a endemias, cabeleireiro, depilador, fotógrafo, manicuro e pedicuro.
Fonte: Augusto José
Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no
O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també
Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub
Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu