Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prefeitura, Ifro e 'Sistema S': 8 mil qualificações em 2014


    A prefeitura de Porto Velho firmou mais uma parceria com o “Sistema S” e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para capacitação profissional de 8 mil e 300 pessoas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na última sexta-feira (29), no gabinete do prefeito Mauro Nazif foi assinada a ata de pactuação entre o Município e demais entidades.

   Mauro Nazif destacou a importância da parceria com objetivo de formar mão de obra ao mercado de trabalho na Capital. “Ficamos muito contente, pois vocês são os atores e a prefeitura é coadjuvante nesse processo. Na realidade, a parceria já existe e nós estamos apenas formalizando”, comentou. O prefeito ainda destacou a credibilidade de cada um dos envolvidos no processo de capacitação profissional.

   O secretário adjunto de desenvolvimento socioeconômico e turismo, Eduardo Rauen, também fez questão de agradecer aos representantes do Ifro e do “Sistema S” para tornar o Pronatec acessível aos moradores da Capital e dos distritos, especialmente aos mais carentes. Disse que é o maior e melhor programa de capacitação do Brasil idealizado pelo Governo Federal e executado com o apoio das prefeituras e parceiros.“Estamos investindo em qualificação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho. Vagas existem, mas está faltando pessoas qualificadas para assumirem essas vagas que o mercado oferece”, declarou Rauen. Segundo o secretário, em 2013, a prefeitura e parceiros qualificaram 6 mil trabalhadores e em 2014 serão 8 mil e 300, cerca de 35% a mais.

Cursos

    Serão oferecidas vagas para cursos nas áreas de alimentos, construção civil, transporte, beleza e estética, saúde, vestuário, gestão, tecnologia e metal mecânica. Pessoas com idade a partir dos 15 anos poderão se matricular diretamente no Sine Municipal, que fica nos fundos da prefeitura, na Rua José do Patrocínio.

   É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, e se for o caso, cadastro único ou requerimento para o seguro desemprego. Cada aluno receberá uma bolsa auxílio estudantil no valor de R$ 160,00 ao mês e material didático.

   Dentre os cursos oferecidos, estão os de pedreiro, operador de retroescavadeira, manutenção e montagem de computador, frentista, panificação, recepcionista, auxiliar de recursos humanos, cobrador de ônibus, operador de guindaste, auxiliar administrativo, auxiliar de crédito e cobrança, agente de combate a endemias, cabeleireiro, depilador, fotógrafo, manicuro e pedicuro.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)