Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Polícia Federal vai rastrear licitações on-line


A Polícia Federal está em fase final de implantação de um novo sistema que permitirá monitorar o andamento de licitações em tempo real. O objetivo é detectar fraudes antes mesmo que os recursos sejam repassados pelo governo ao setor privado, evitando o desvio de dinheiro público.

Um dos pontos centrais da nova forma como a PF trabalhará no combate à corrupção será acompanhar licitações realizadas a partir de emendas parlamentares. O sistema I2 já vinha sendo usado pelo Departamento de Inteligência da sede da Polícia Federal, em Brasília, mas sem acompanhar on-line as licitações.

A polícia está ampliando a capacidade de processamento de informações e colocará a ferramenta disponível para todas superintendências do órgão.

O sistema deverá entrar em funcionamento em março e será alimentado a partir do banco de dados da CGU (Controladoria Geral da União). A PF espera fechar em breve convênio no mesmo sentido com o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

O delegado responsável pela implantação, Emmanuel Henrique de Oliveira, avalia que quadrilhas como a da Planam e a da Gautama não teriam operado por tanto tempo se o sistema estivesse em operação.

Durante anos a Planam fraudou licitações para a venda de veículos (principalmente ambulâncias) a órgãos públicos. A Gautama também fraudou licitações de obras públicas por anos, em vários Estados. Nos dois casos (sobretudo no da Planam), os recursos de muitas das licitações tiveram origem em emendas parlamentares.

O conjunto de programas usados pela PF, no Sistema Integrado de Inteligência, foi inicialmente desenvolvido pela Scotland Yard, corporação inglesa equivalente à Polícia Federal. Posteriormente, os direitos do software foram comprados por uma empresa americana, que o forneceu à PF (a polícia não divulgou o valor dos programas).

Segundo o delegado, o sistema permite identificar automaticamente desvios de padrão nas licitações.

Fonte: Folha de S. Paulo

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p