Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Nº de candidatas aos governos estaduais diminui, mas dobra para a Câmara Federal


 
Priscilla Mazenotti
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O número de mulheres disputando os governos estaduais nas eleições deste ano é menor do que no último pleito, em 2006. Se há quatro anos eram 25 de um universo de 196 candidatos – 12,7% do total – hoje (3) são 18 (10,5%) entre 171 concorrentes.

Em 2006, das 25 candidatas, apenas três foram eleitas: Ana Júlia Carepa (PT) no Pará, Wilma de Faria (PSB) no Rio Grande do Norte e Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul.

Na Câmara Federal, as candidatas ainda são minoria, mas a participação delas dobrou desde o último pleito. Hoje são 1,3 mil mulheres na disputa que conta com 6,6 mil candidatos. Em 2006, dos 4,9 mil candidatos que concorreram, 628 eram mulheres. Dessas, 44 foram eleitas. Hoje, elas representam 8,5% do total de 513 deputados.

Na divisão por partidos, PT e PMDB são as legendas que mais contam com mulheres em seu quadro: oito cada um. Seguidos pelo PSB, com 6, e PcdoB, com 5. Entretanto, nenhuma mulher faz parte da Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos da Casa.

Das 20 comissões permanentes, apenas duas são presididas por mulheres. Iriny Lopes (PT-ES) comanda a de Direitos Humanos e Minorias e Raquel Teixeira (PSDB-GO), a de Turismo e Desporto.

Na divisão por regiões, a Sudeste é a que mais conta com deputadas – 15 no total. Seguida pela Região Norte, com 12, e pela Região Nordeste, com oito. O Sul aparece com cinco deputadas e o Centro-Oeste, com quatro.

No Senado não é diferente. Hoje, são 273 candidatos na disputa pelas duas vagas de cada estado – 35 (12,8%) são mulheres. Há quatro anos, dos 212 candidatos que concorreram a uma vaga, 32 (15,8%) eram mulheres. Nove foram eleitas e hoje representam 11,1% do total de 81 senadores da Casa. O DEM conta com três mulheres na sua bancada, seguido pelo PT e PSDB, com duas cada. PV e PDT tem uma senadora cada um.

Ao contrário da Câmara, o Senado conta com duas mulheres na Mesa Diretora. Serys Slhessarenko (PT-MT) é a 2ª vice-presidente da Casa e Patrícia Saboya (PDT-CE) é a quarta-secretária.

Das 11 comissões permanentes do Senado, duas têm mulheres no comando: a de Assuntos Sociais, presidida por Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e a de Educação, Cultura e Esporte, que conta com Fátima Cleide (PT-RO) na presidência.

Na divisão por regiões, o Centro-Oeste tem quatro representantes no Senado, o Nordeste, três e o Norte, duas.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)