Segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 11h40
A segunda-secretária da Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), defende o chamado mandato participativo em que a sociedade pode opinar sobre o que deve ser prioridade nas votações no Congresso. A tucana reiterou a importância de os eleitores opinarem para melhorar a qualidade dos projetos em discussão no Legislativo.
“Acredito que a Câmara dos Deputados faz o seu melhor trabalho quando representa a voz de vocês, e sei que sempre podemos fazer mais para acelerar as discussões definindo prioridades e consultando quem realmente vai ser beneficiado pelas votações”, disse a parlamentar.
Ela usou as redes sociais para defender a pauta participativa. “Quero te convidar a acessar a #PautaParticipativa, iniciativa lançada neste mês pela nova gestão da Câmara”, afirmou .
O site pautaparticipativa.leg.br detalha como fazer parte. O sistema é inspirado em um trabalho realizado por um matemático britânico e usa um método inovador de votação com múltiplas opções.
O objetivo é identificar, para diferentes temas legislativos, os projetos de lei que tenham maior consenso entre a população para serem colocados em votação na Câmara. Para tanto, cada participante tem o direito de escolher até dois projetos em cada tema colocado em consulta.
Se escolher dois, ganha o direito de indicar um projeto que, em sua avaliação, não deve ser colocado em pauta. O projeto vencedor em cada tema é aquele que conseguir o maior saldo de votos.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)