Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 21h01
A CPI dos Crimes Cibernéticos retoma os trabalhos neste mês para dar continuidade à investigação de delitos cometidos na internet.
Segundo a presidente do colegiado, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) que no final do ano passado solicitou a prorrogação dos trabalhos, a comissão tem até o mês de março para concluir o relatório.
O fato específico que levou à criação da CPI foi a Operação IB2K, da Polícia Federal, que desarticulou em 2014, uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 bilhões de correntistas de vários bancos.
Embora tenha sido criada para apurar crimes financeiros, a comissão ampliou o seu raio de atuação por meio de quatro sub - relatorias para tratar dos seguintes temas: violações a direitos fundamentais; publicidade e comércio virtuais com foco nas instituições financeiras; pedofilia e outros crimes contra criança e adolescente, além de segurança cibernética.
Entre as atribuições da sub – relatoria dos direitos fundamentais, está à investigação de casos como a criação de perfis falsos ou satíricos com o objetivo de subtração de dados; crimes contra a honra, inclusive injúrias raciais, racismo e agressões a homossexuais; estelionatos e extorsões via internet e incitação ao ódio, entre outros.
Segundo Mariana Carvalho, a proposta é coibir os crimes virtuais, mas assegurar a liberdade de expressão dos internautas. “Temos que ter uma legislação eficaz para que a internet não se torne um ambiente sem lei”, ressaltou a parlamentar.
Ao ocupar o cargo do presidente colegiado, a congressista rondoniense entra para a história do ninho tucano porque é a primeira vez que o PSDB preside uma Comissão Parlamentar de Inquérito desde que o PT chegou ao poder.
Fonte: João Albuquerque
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)