Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula apresenta recursos e obras do programa de crescimento aos estados


Agência O GloboBRASÍLIA E RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai apresentar nos próximos dias um levantamento de quanto cada estado será beneficiado, com recursos e obras, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A intenção é tentar sensibilizar os governadores e garantir o apoio deles às medidas do programa, que será lançado na segunda-feira. Lula afirmou que não vai mexer na Lei de Responsabilidade Fiscal e nem renegociar as dívidas dos estados com a União.Preocupados com a reação dos governadores, integrantes do governo colocaram em campo uma operação política para explicar as medidas e mostrar aos dirigentes dos estados que eles não devem perder recursos.

Tarso Genro, coordenador da operação, disse na noite de quinta-feira que as desonerações previstas no programa não prejudicarão os estados. Segundo ele, as isenções serão para o futuro e não afetarão investimentos em andamento. Tarso já conversou com governadores aliados, como Jaques Wagner (BA), Eduardo Campos (PE) e Roberto Requião (PR), e da oposição, como Yeda Crusius (RS).

Na segunda-feira, antes do lançamento do programa, às 11h, serão feitas duas reuniões: uma às 9h, com os presidentes dos partidos da base aliada e o conselho político, e outra com os governadores. Depois disso, o programa será lançado numa cerimônia no Palácio do Planalto. As diretrizes serão explicadas pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil).Embora o pacote conte com a simpatia de governadores como Sérgio Cabral e Jaques Wagner, outros temem a redução das receitas de seus estados, que dependem de repasses federais, com as desonerações previstas no programa.

A reunião com governadores na segunda-feira, em Brasília, tem também o objetivo de traçar uma agenda de trabalho para discutir as reformas política e tributária.

Mais Sobre Política - Nacional

HASTA LA VISTA, BAMBINO

HASTA LA VISTA, BAMBINO

Césare Battisti buscou a proteção de Evo Morales, seu aliado de esquerda.

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul