Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lideranças Indigenistas pedem a Arlindo Chinaglia tramitação de Estatuto


Acompanhados do deputado Eduardo Valverde (PT/RO), representantes da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) pediram nesta quinta-feira(13), ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, apoio para a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas (PL 2057/91), que está paralisado na Câmara há 13 anos.

A reivindicação que o movimento faz, é que não sejam tratados assuntos que afetem às comunidades indígenas separadamente, como está ocorrendo em relação à mineração em terras indígenas.

De acordo com a representante da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas, Pier Langela, a grande maioria dos movimentos indígenas são contrários à mineração. Segundo ela, da forma como tem sido a tramitação dessa matéria, acaba por acarretar um esvaziamento do Estatuto. " Para nós indígenas o estatuto será fundamental, pois nos irá assegurar direitos constitucionalmente estabelecidos, como saúde diferenciada, educação e todos outros direitos a nós inerentes", frisou, Pier.

O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), relator do PL 1610/96, oriundo do Senado, que trata da mineração em terras indígenas, reforçou ao presidente Chilaglia, a necessidade de se "desengavetar" o estatuto. Para ele, "a diferença étnica deve ser preservada e, para isso, é preciso aprovar uma lei ordinária que regulamente princípios já previstos na Carta Magna". Ele avalia que o encontro com o presidente da Câmara dará mais visibilidade ao tema. "Abriu-se um canal de diálogo para que a Câmara possa conhecer a causa indígena", disse.

A audiência pública foi promovida pela Comissão Especial de Exploração de Recursos em Terras Indígenas, destinada a apresentar parecer sobre o PL 1610/96, do Senado.

Fonte: Leila Brito

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)