Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

IBGE: mais da metade dos adolescentes do País está em série atrasada na escola


O Brasil conseguiu universalizar o acesso ao Ensino Fundamental, mas tem dificuldade para garantir o ingresso do aluno na idade adequada e sua manutenção na escola. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e que integram a Síntese de Indicadores Sociais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2005 – mostram que no ano passado, 36% dos estudantes que freqüentavam a 8ª série estavam atrasados em relação ao andamento normal do curso. Situação semelhante repetiu-se em todas as oito séries do Ensino Fundamental, embora em nível menos acentuado. No Ensino Médio a situação é preocupante: 55% dos adolescentes de 15 a 17 anos cursavam séries com atraso, proporção que sobe para 70% no Nordeste. A conclusão é que o aluno fez a transição da Educação Infantil para a etapa seguinte já com defasagem, evidenciando falhas no processo educacional e entraves para a redução das desigualdades sociais.

Desemprego - Os números da explosão do desemprego entre adolescentes e jovens apareceram na Síntese de Indicadores Sociais. Cerca de 5,1 milhões de adolescentes e jovens de 10 a 24 anos estão à procura de emprego em todo o País. A taxa de desocupação dessas faixas etárias deu um salto entre 1995 e 2005. Entre 10 e 17 anos, passou de 11,5% para 21,5%, um avanço de 87%.

Família - A Síntese dos Indicadores Sociais mostra que entre 1995 e 2005 o perfil da família brasileira se modificou. O percentual de famílias formadas por casais com filhos caiu de 56,6% para 48,5% e o número de mulheres chefes de família aumentou cerca de 35%, passando de 22,9% para 30,6%.

Fonte: Andi

Mais Sobre Política - Nacional

HASTA LA VISTA, BAMBINO

HASTA LA VISTA, BAMBINO

Césare Battisti buscou a proteção de Evo Morales, seu aliado de esquerda.

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul