Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

HOMOFOBIA: Fátima Cleide aceita analisar emendas



"A minha vontade e de muitos senadores é votar esse parecer hoje, mas não vou sobrepor a minha vontade ao meu senso democrático", disse a senadora Fátima Cleide (PT-RO) em referência às dez emendas propostas pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ao PLC 122/06, que visa tornar crime o preconceito e a discriminação contra homossexuais. O projeto foi apreciado nesta quinta-feira (15) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

A quase um ano e meio o PLC 122/06 aguarda decisão do Senado. A matéria chegou à Casa em dezembro de 2006. No dia 7 de fevereiro de 2007 a senadora Fátima, membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), foi designada relatora da matéria. Mais de uma semana depois Fátima retirou o projeto de pauta para criar um grupo de trabalho e debater a proposta com movimentos sociais, entidades religiosas e representantes do Ministério Público e Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ao todo, foram realizadas sete audiências públicas. As diversas entidades gays do Brasil esperam há mais de 15 anos por uma lei que lhes amparem.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) questionou a demora na votação da matéria. "Há mais de um ano Fátima relata este projeto e só agora aparecem essas emendas? Já foram realizadas várias audiências públicas com a sociedade para discutir a proposta. O debate está maduro. Cedo ou tarde terá que se fazer democracia e como sempre será a maioria que vai decidir", frisou Ideli.

Fátima também chamou atenção pela demora e disse que enquanto nada é decidido dezenas de homossexuais são assassinados no Brasil. "O grupo gay da Bahia, Arco Íris, fez um levantamento sobre número de pessoas assassinadas no País por serem homossexuais. Verificou-se que em 2007 pelo menos 122 pessoas foram mortas. Vejam vocês que há um sinal divino pela aprovação do PLC nessa trágica história, pois a quantidade de mortos corresponde ao mesmo número do projeto", destacou Fátima.

A presidente da CAS, senadora Patrícia Sabóia (PDT-CE), clamou aos senadores pela necessidade de se encontrar uma proposta que atenda os anseios da sociedade. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que manifestou-se favorável ao projeto, disse que o Senado precisa fazer leis que defendam a homoafetividade. "A relatora só quer o respeito aos homossexuais", justificou Salgado.  

Os senadores Magno Malta (PR-ES) e Crivella, que lideram a Frente Parlamentar Evangélica, apresentaram voto contrário ao PLC 122, que é de autoria da ex-deputada federal, Iara Bernardi (PT-SP).

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)