Sexta-feira, 15 de agosto de 2008 - 15h11
Deputados e Senadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas e da Comissão de Direitos Humanos, receberam nesta sexta-feira (15 ) o relator especial das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, Sr. James Anaya, para informar sobre a tramitação no Legislativo dos projetos de leis que tratam dos interesses indígenas.
O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), informou do esforço que tem sido para fazer com que as mais de 80 proposição que versam sobre indígenas alcance o seu destino final e virem em leis que os beneficie.
Segundo Valverde, a dificuldade tem sido por conta que muitas proposições vão de encontro a interesses econômicos, a exemplo do PL 1610/96, no qual o parlamentar é relator, que trata da mineração em terras indígenas e o Estatuto do Índio, que está há 15 anos engavetada no Congresso Nacional. Há nessa Casa , forças contrárias aos interesses dos índios, pois os mineradores, madeireiros, agropecuaristas, também têm seus representantes, ressaltou.
O representante da ONU, James Anaya, disse que a visita ao Brasil servirá para monitorar a situação da população indígena do País, especialmente nos locais em que existe conflito entre índios e produtores rurais pela posse de terras.
Anaya informou que a organização está acompanhando a situação da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na qual do Supremo Tribunal Federal (STF) será responsável por um desfecho.
A visita oficial de 12 dias ao Brasil servirá para o relatório que será analisado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em dezembro.
Fonte: Leila Denise
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)