Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Fórum Social Mundial - A Prevalência da Vida


 

O Fórum Social Mundial acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009, em Belém 


O Fórum Social Mundial 2009 está sendo realizado na Amazônia em reconhecimento do papel estratégico desta região do planeta para o futuro da Terra e da própria humanidade. 

A Amazônia é o habitat de populações milenares, que possuem a sabedoria de conviver com a floresta, rios e lagos e que sabem extrair destes lugares alimentos, medicamentos, abrigos, instrumentos. Os povos amazônicos souberam constituir um conhecimento da flora e da fauna que lhes permite preservá-la como fonte incessante de vida. Tais populações conhecem a ciclo das estações, o comportamento dos animais, a dinâmica das matas, a interdependência de tudo o que é vivo e sabem respeitar essas relações, transformando a natureza num lugar sagrado e permanentemente fecundo.

Há indícios de presença humana nesta região que remontam há mais de 14 mil anos, presença que soube se integrarao movimento da vida, fazer parte dela, respeitá-la e preservá-la. Nas trajetórias coletivas das comunidades humanas na Amazônia, estas batizaram seus lugares, seus recantos, construíram seus mitos, suas maneiras próprias de conceber nossas origens, de explicar nosso presente e de imaginar o nosso futuro. Florestas, rios e campos são povoados de personagens caros aos povos amazônicos, que zelam por suas vidas, os protegem, os orientam e asseguram o seu destino.

No entanto, num passado recente em termos históricos, há pouco mais de 500 anos, chegaram por estas terras povos colonizadores, com outra concepção de vida e com outras maneiras de lidar com a natureza. Desde então, a Amazônia e seus povos originários vêm sofrendo um processo sistemático de exploração, espoliação, subjugaçãFórum Social Mundial - A Prevalência da Vida - Gente de Opiniãoo, destruição, que se acelera a cada passo de integração a essa dinâmica, que possuiu desde a origem uma natureza globalizante, a um só tempo assimiladora, desintegradora e excludente. 

Este processo violento transforma tudo o que alcança, na natureza como na sociedade, em mercadoria e, assim, retira de tudoseu valor essencial para transformálo em mero instrumento do objetivo maior que é busca cega do lucro. Tudo o que se integra de forma harmoniosa na visão e na prática dos povos originários é separado de forma brutal na visão e na prática do colonizador que aqui se instalou nos últimos séculos.

Esta maneira predatória de ocupar e explorar, cuja matriz se encontra ainda hoje nos países centrais do mundo em termos econômicos, tecnológicos e militares, construiu um modo cultural de produzir, consumir e viver em sociedade que hoje ultrapassa os limites da sustentabilidade humana e ambiental. Seriam necessários vários planetas Terra para alimentar a voracidade consumidora e destrutiva desta máquina global.

Fórum Social Mundial - A Prevalência da Vida - Gente de OpiniãoHoje, torna-se urgente darmos um grito claro e uníssono em defesa da prevalência da Vida em nosso planeta. Não podemos mais aceitar a lógica egoísta do lucro individual e ilimitado como motor da vida em sociedade, pois é precisamente esta lógica que nos trouxe até este profundo e quase irreversível momento de desequilíbrio; não podemos mais aceitar os grandes e agressivos projetos econômicos como formas únicas de produção da riqueza e de garantia para nosso futuro, pois são estes precisamente que dilaceram a natureza, nos separam dela e terminam por nos destruir, expostos ao vazio da existência e ao deserto de uma natureza agonizante, exilados da fé, dos mitos e de um significado transcendente para nossa existência individual como coletiva.

Devemos hoje convocar a todos e todas para, num mutirão global, aprender com os povos originários da Amazônia e suas culturas como viver de maneira fraterna, em sociedade e com a natureza e que seus valores, suas histórias e seus mitos nos inspirem a viver re-lFórum Social Mundial - A Prevalência da Vida - Gente de Opiniãoigiosamente, ou seja, re-ligandotudo o que é vivo numa grande harmonia, reflexo terreno da nossa fé profunda na Criação divina.

O Fórum Social Mundial é um espaço privilegiado para refletir sobre o atual momento histórico, para reavaliar nossos paradigmas, para compreender acerca das crises que se disseminam entre nós como as que se avolumam à nossa frente e, fundamentalmente, para elaborar as respostas que podemos dar na busca conjunta de um Outro Mundo Possível. Utilizemos lucidamente este precioso momento para defendermos a Vida, e a Vida em plenitude, animados pela nossa fé, guiados pela nossa razão e inspirados pelos valores e conhecimentos milenares dos povos originários da nossa Amazônia. 

Fonte: NUPRAM / CNBB
Núcleo Permanente de Reflexão e Ação sobre a Amazônia
Comissão Episcopal para a Amazônia
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)