Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Folha Online: TRE rejeita recurso de Ivo Cassol contra cassação de mandato



Folha Online

O TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia rejeitou hoje embargos de declaração apresentados pelo governador do Estado, Ivo Cassol (sem partido), contra a decisão de cassação de seu mandato. O mandato de Cassol foi cassado no último dia 4.

Cassol alega que "houve obscuridade e omissão de ponto sobre o qual deveria o Tribunal ter-se pronunciado" na decisão de cassação de seu mandato.

Para o relator dos embargos, o juiz Élcio Arruda, não houve omissão na decisão. "Na verdade, há uma abundância de elementos probatórios evidenciando o domínio finalístico do fato pelo Governador", afirmou o Juiz Élcio.

Ele entendeu que os embargos são meramente protelatórios. Os demais membros da Corte acompanharam integralmente o voto do relator.

O caso

O TRE - que também cassou o mandato do vice - determinou a realização de nova eleição no Estado.

Cassol havia obtido no TSE (Tribuna Superior Eleitoral) uma liminar que suspendia a execução imediata da decisão do tribunal regional. O governador alegou que o seu afastamento traria "prejuízo irreparável, implicando alternância do Poder Executivo e gerando insegurança e intranqüilidade à população".

Cassol, reeleito governador em 2006 pelo PPS, é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder nas eleições de 2006. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, ele foi beneficiado em um esquema de compra de votos de funcionários de uma empresa de vigilância de Rondônia, cujo proprietário é irmão do senador Expedito Júnior (PR-RO), também cassado pelo TRE. É acusado também de usar a Polícia Civil do Estado para coagir testemunhas que deporiam contra ele.

O governador nega qualquer favorecimento e afirma que não teve chance de se defender no TRE de Rondônia.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç