Terça-feira, 22 de maio de 2007 - 18h37
Na abertura hoje (22) pela manhã do IV Seminário Nacional GLBT, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a criminalização da homofobia e apresentou números que mostram a discriminação sofrida pelos homossexuais. "Nos últimos 15 anos, mais de 2.500 homossexuais foram assassinados em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero", disse a senadora.
Relatora do PLC 122/06, projeto que altera a CLT e o Código Penal para coibir a homofobia, a senadora Fátima Cleide registrou ainda pesquisas realizadas em 2004 e 2005 junto ao público que participa da Parada Gay de São Paulo, revelando que 64,8% dos entrevistados já foram vítimas de discriminação por orientação sexual e 61,5% sofreram agressão física.
"Esta realidade precisa ser combatida, e entendo que promover uma legislação que puna a raivosa e violenta discriminação contra pessoas que têm orientação sexual diferente na sociedade é um passo importante", disse a senadora.
Amanhã(23), na Comissão de Direitos Humanos do Senado, haverá audiência pública para debater o PLC 122, de autoria da deputada Iara Bernardi(PT-SP). O secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, o professor universitário Jean Willys de Matos e o assessor de questões políticas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre José Ernani Pinheiro, estão entre os participantes da mesa de debates.
A senadora parabenizou a organização do IV Seminário GLBT e destacou a importância do apoio do parlamento a políticas e ações de um grupo social que "se revela determinado e consciente de seus direitos".
Estiveram no evento, realizado na Câmara dos Deputados, a senadora Serys Slhessakenko; o deputado federal Luiz Couto(PT-PB) e as deputadas Fátima Bezerra(PT-RN) e Cida Diogo(PT-RJ), coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT.
O Legislativo na defesa do Estado laico e Apresentação de pesquisas sobre violência e discriminação contra GLBT são os temas do seminário que ocorre durante todo o dia.
Fonte: Mara Paraguassu
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação