Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Fátima Cleide declara confiança no STF para solução do caso Raposa Serra do Sol



Durante reunião hoje (1) com senadores e deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, o presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), ministro Gilmar Mendes, disse que é intenção julgar a ação patrocinada pelo governo de Roraima suspendendo a remoção de agricultores da terra indígena Raposa Serra do Sol em agosto.

O encontro com Mendes foi realizado a pedido da Frente Parlamentar. Estiveram presentes as senadoras Fátima Cleide(PT-RO) e Marina Silva(PT-AC), os senadores José Neri(PSOL-PA) e João Pedro(PT-AM) e os deputados federais Eduardo Valverde(PT-RO), coordenador da Frente e José Geraldo(PT-PA).

A senadora Fátima Cleide declara confiança na posição a ser adotada pelo STF, que espera seja favorável à demarcação da reserva em área contínua, o que permitirá o reinício das ações comandadas pelo governo federal para retirada dos agricultores em área homologada pelo presidente da República em 2005.

"Eu espero que o STF assegure os direitos dos povos indígenas da região de Roraima. Há ameaças evidentes aos povos indígenas, basta ver o que foi a ação ilegal de resistência e desacato à Justiça e à desocupação promovida pela Polícia Federal", afirma Fátima, revelando preocupação com uma solução que não seja a demarcação em área contínua, e sim em ilhas.

"Essa não seria uma boa solução. A experiência em Mato Grosso do Sul comprova. Os índios Guarani, vivendo em áreas demarcadas isoladamente, convivem com alto índio de suicídio e alcoolismo e a expansão das terras por fazendeiros é realidade, porque não existe a preservação da territorialidade daqueles povos", diz.   

Parlamentares da Frente querem discutir o assunto novamente este semana com o relator da ação, ministro Carlos Ayres de Brito

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)